SP lança prêmio de jornalismo no Dia de Luta das Pessoas com Deficiência

Participação deve ser confirmada por e-mail ou por telefone; reconhecimento visa valorizar o tema e provocar uma reflexão maior sobre o papel do jornalista

sex, 18/09/2015 - 10h57 | Do Portal do Governo

Será lançado nesta segunda-feira (21), Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, o Prêmio de Jornalismo Rui Bianchi, na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. O reconhecimento visa valorizar o tema e também provocar uma reflexão maior sobre o papel do jornalista na construção de uma sociedade mais inclusiva.

Com inscrições abertas a partir desta terça-feira (22) até o dia 22 de outubro, a premiação vai avaliar matérias sobre o universo das pessoas com deficiência, cujos autores sejam estudantes de jornalismo e que tenham sido veiculadas entre 1º de janeiro de 2015 a 22 de outubro de 2015 em publicações e programas de responsabilidade de universidades e faculdades reconhecidas pelo MEC.

Serão quatro categorias: Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Webjornalismo e Radiojornalismo. 

Quem Foi Rui Bianchi?
Rui Bianchi do Nascimento (1949-2001) foi um  ativista do movimento social das pessoas com deficiência. Seu maior desejo era ampliar o acesso das pessoas com deficiência a informações sobre seus direitos civis e humanos. Rui Bianchi era mestre em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência
O 21 de Setembro, desde 1982, vem sendo celebrado como o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A data, escolhida pelo próprio movimento organizado das pessoas com deficiência, tradicionalmente, é marcada por manifestações, atos públicos, passeatas e outros eventos, para conscientizar a sociedade sobre as dificuldades e potencialidades desses cidadãos, assim como para denunciar a carência de políticas públicas adequadas e o desrespeito aos direitos desse segmento social.

SERVIÇO
Lançamento do Prêmio de Jornalismo Rui Bianchi
Data: 21 de setembro às 11 horas
Local: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564, Portão 10, Barra Funda, São Paulo
Com entrada franca, solicitamos a gentileza de confirmar a participação pelo e-mail cerimonial@sedpcd.sp.gov.br ou pelo telefone (11)5215-3716.

Regulamento e mais informações:
http://premiodejornalismo.sedpcd.sp.gov.br
Telefone: (11) 5212-3727

Do Portal do Governo do Estado