SP lança planejamento estratégico de longo prazo para o Estado

"SP2030 – Construir juntos o futuro de São Paulo" prevê a atração de novos projetos e investimentos

seg, 27/08/2012 - 12h58 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou nessa segunda-feira, 27, um convênio com o Movimento Brasil Competitivo (MBC), para a elaboração de um planejamento estratégico para o Estado. 

Intitulado SP2030 – Construir juntos o futuro de São Paulo, o extenso planejamento prevê a implantação do Programa Modernizando a Gestão Pública (PMGP), do MBC, cuja primeira etapa prevê a implantação do Modelo de Gestão por Resultados, já praticado por outros Estados. O contrato, que terá custos na ordem de R$12 milhões sem onerar o Estado, deve ter duração de 1 ano de trabalho. 

Alckmin salientou a importância do convênio para a eficácia do desenvolvimento do Estado de São Paulo. “Nós já temos um conjunto de estudos, projetos, e vários estudos de planejamento, mas estamos firmando uma parceria muito importante na SP-2030, com estudos de planejamento para a eficiência no Estado”. 

O planejamento ainda prevê a atração de novos investimentos e projetos estruturantes, grupos de discussão com setores da economia do Estado, melhora no portfólio de obras e projetos estruturantes e metas para que essas tarefas sejam cumpridas. “E a capacitação dos nossos funcionários, para dar sequência a esse trabalho”, disse Alckmin, que destacou a importância da sociedade civil organizada. 

Movimento Brasil Competitivo
O movimento busca, por meio da gestão, a melhora da qualidade de vida da população. “Temos apoiado a gestão pública, e trabalhamos para trazer benefícios através do conhecimento da iniciativa privada, buscando a melhor consultoria e os melhores empresários”, disse o presidente do conselho superior do MBC, Elcio Anibal de Lucca.

A parceria do MBC com o governo do Estado terá a consultoria do escritório do ex-primeiro ministro do Reino Unido, Tony Blair, que disse estar comprometido com os projetos de São Paulo. “A proposta é ajudar a levantar os projetos que serão prioridade para São Paulo no futuro, e nossa equipe vai trabalhar de forma conjunta para ajudar a implementar esses programas”, disse Blair.

Do Portal do Governo do Estado