SP lança Instituto de Reabilitação para pessoas com deficiência física

Evento contou com a presença do governador José Serra

sáb, 11/10/2008 - 14h51 | Do Portal do Governo

O governador José Serra fez, neste sábado, 11, Dia do Deficiente Físico, o lançamento da pedra fundamental e assinou decreto de regulamentação do Instituto de Reabilitação Rede Lucy Montoro, que pretende dar uma nova perspectiva aos cerca de três milhões de paulistas com deficiência física e dificuldades de locomoção.

“Serão centros de tratamento e reabilitação física a quem tem problemas de mobilidade, seja por nascimento, seja por derrame, nós vamos tratar”, afirmou o governador.

A unidade de São Paulo, que deve estar concluída em 18 meses, terá capacidade média de 10 mil atendimentos mensais e integrará uma rede estadual de seis unidades, todas em funcionamento no prazo aproximado de dois anos. O governador José Serra e a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, aproveitaram a cerimônia para assinar o decreto que regulamenta a criação do Instituto. Três das outras unidades da rede já têm local definido: serão em Campinas (cuja pedra fundamental já foi lançada em maio), Baixada Santista e Marília. A rede prevê ainda uma unidade móvel, para atendimento à população do Vale do Ribeira.

“É um avanço considerável porque o atendimento será gratuito. E, além disso, é descentralizado. Nós vamos espalhar a rede pelo estado, para que ninguém tenha dificuldade de deslocamento.”, observou Serra.

A proposta do Instituto de Reabilitação Rede Lucy Montoro é render condições à  pessoa com deficiência física de ser efetivamente inserida na sociedade, a partir do desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades. O objetivo é garantir ao paciente seus direitos de acesso igualitário a bens, produtos e serviços disponíveis na sociedade, sempre considerando a realidade à sua volta – eixo condutor também do trabalho da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Tratamentos e tecnologias referenciais em medicina e reabilitação serão adotadas no Instituto Lucy Montoro. As unidades empregarão uma equipe completa de profissionais, composta de médicos, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, enfermeiros e nutricionistas especializados em Reabilitação. Os pacientes contarão ainda com piscina especial para hidroterapia e laboratórios complementares, como os  de função pulmonar e de análise do movimento, além de salas de RPG e de condicionamento físico, quadras poliesportivas e terapia ocupacional. As famílias, acomodadas em alojamentos construídos ao lado das unidades,  serão integradas ao tratamento, sendo preparadas para renderem apoio e independência às pessoas com deficiência física, inclusive no ambiente doméstico.

O Governo do Estado de São Paulo investirá, nos próximos dois anos, R$ 52 milhões na construção das seis unidades do Instituto.