SP lança banco de imóveis para casa popular

Setor imobiliário pode usar, a partir desta segunda, 14, o sistema para incluir informações de compra e venda

seg, 14/04/2008 - 9h47 | Do Portal do Governo

Estado e entidades do setor imobiliário se uniram para criar um sistema de dados para ajudar a população de baixa renda a encontrar moradias. Trata-se do Banco de Imóveis de Mercado, cujo termo de cooperação foi assinado na última sexta-feira  pela Secretaria de Estado da Habitação e a CDHU.

No início, o banco de dados ajudará servidores públicos contemplados com cartas de crédito do Programa Habitacional de Integração (PHAI).

O sistema, desenvolvido pela Prodesp, está nos sites www.cdhu.sp.gov.br e habitacao.sp.gov.br. O módulo de cadastro começa a operar nesta segunda-feira, 14, para que profissionais do setor imobiliário possam inserir imóveis no valor de até R$ 80 mil. A ferramenta permite incluir fotos.

A partir de maio, o módulo de consulta estará disponível ao público. Segundo o secretário Lair Krähenbühl, esse projeto vai acelerar a compra de imóveis ao aproximar famílias beneficiadas do mercado imobiliário.

Parceria

O sistema foi desenvolvido em parceria com o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci-SP), o Sindicato dos Corretores de Imóveis (SCIESP), a Câmara de Valores Imobiliários (CVI) e o Sindicato da Habitação (Secovi),

O evento de assinatura do termo de cooperação aconteceu na sede da Secretaria da Habitação, em São Paulo, com a presença do secretário de Estado da Habitação e presidente da CDHU, Lair Krähenbühl, do secretário-adjunto de Estado da Gestão Pública, Marcos Antônio Monteiro e do secretário municipal da Habitação, Orlando Almeida.

Também estiveram presentes os presidentes do Banco Nossa Caixa, Milton Luiz Melo Santos, da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodesp), Leão Roberto Machado, do Creci-SP, José Augusto Viana, da CVI, Huagih Bacos, o vice- presidente do Sciesp, Alexandre Tirelli, os diretores do Secovi, Antonio Conde e Paulo Roberto Nardy, da CDHU, Reinaldo Iapequino e Manoel de Jesus Gonçalves.

Integração

“Estamos construindo uma base de integração efetiva e com isso vamos conseguir aumentar o atendimento às famílias de menor poder aquisitivo, por meio da concessão de cartas de crédito”, avaliou o secretário de Habitação.

Para representantes das entidades do setor, o Banco de Imóvel de Mercado atenderá às necessidades do segmento, tornando-se um canal entre a oferta e a procura. Segundo Paulo Roberto Nardy, diretor do Secovi, que sugeriu a integração do banco à Rede Secovi de Imóveis, o sistema é o embrião de um programa de grande amplitude que vai satisfazer o mercado. “Esse é um dos nossos anseio, ter a mercadoria para vender, o comprador para adquirir e ver os proprietários satisfeitos”.

O vice-presidente do Sciesp, Alexandre Tirelli, elogiou a iniciativa que, a seu ver, “possibilitará a integração do serviço público com a sociedade organizada para que a população possa ter seus recursos melhor aplicados”. Ele afirmou que a sua entidade tem muita satisfação em poder participar desse  programa, que vai melhorar a oferta de moradias de interesse social.

Redução de déficit

João Augusto Viana, presidente do Creci-SP, considera que projeto é de grande utilidade para a sociedade paulista e vai contribuir para reduzir o déficit habitacional. “É uma idéia inovadora, que atenderá uma faixa de mercado até então esquecida por parte daqueles que atuam no setor”. Ele acrescentou que o Creci tem como atribuição fiscalizar o exercício das atividades das intermediações imobiliárias e “por essa razão, está à disposição da Secretaria da Habitação para fiscalizar a operação no sistema”.

O Banco Nossa Caixa é um dos parceiros da CDHU no atendimento habitacional a servidores estaduais. O presidente Milton Luiz Melo Santos destacou que o cenário é favorável ao crescimento do setor e a iniciativa ajudará muito as pessoas que desejam adquirir a casa própria. “É uma ferramenta voltada ao desenvolvimento do setor imobiliário. Temos procurado ampliar cada vez mais a oferta de recursos para atender não apenas servidores, mas também nossos clientes”.

Pela prefeitura de São Paulo, o secretário de Habitação, Orlando Almeida, disse que a iniciativa vem consolidar um plano de trabalho do Governo do Estado para contemplar funcionários públicos. “Agora, os agentes do mercado vêm se integrar a esse movimento. Nós, da Secretaria Municipal, queremos também nos incorporar a esse trabalho, principalmente no que diz respeito a imóveis na região central. Só vamos conseguir revitalizar o Centro com a população morando aqui”.

O Banco de Imóveis de Mercado atenderá, inicialmente, nove mil potenciais compradores que foram contemplados carta de crédito da CDHU. O Programa Habitacional de Integração (PHAI), vai oferecer, até junho deste ano, mais 10 mil cartas de crédito. O banco atenderá também beneficiários de outros programa da Companhia, como atuação em Cortiços e Desfavelamento.

Da CDHU