SP lança a primeira semente de milho exclusiva para produção orgânica

Nova variedade é certificada e cultivada de acordo com as normas da principal certificadora da América da Latina

qua, 29/05/2019 - 20h29 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo reforça o caráter pioneiro no agro brasileiro ao selecionar uma semente de milho certificada e exclusiva para a produção orgânica, cultivada de acordo com as normas da principal certificadora da América da Latina, o IBD. A variedade AL Paraguaçu foi desenvolvida pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS).

De acordo com a coordenadora da CDRS, Juliana Cardoso, o lançamento da variedade está alinhado com os objetivos da instituição em relação à produção sustentável. “A produção de sementes variedades atesta o nosso compromisso de transformar conhecimento e tecnologia em renda e emprego no campo”, explica.

“Já havíamos sido pioneiros no Brasil ao lançar uma versão da variedade AL Avaré, principal semente de milho para plantio convencional, produzida em uma pequena área orgânica. Agora, com o lançamento da AL Paraguaçu, reforçamos esse pioneirismo e o nosso papel de difusores de tecnologia”, salienta a coordenadora.

Juliana Cardoso destaca que a extensão rural realiza um trabalho com produtores que adotam o sistema orgânico, com orientação técnica e capacitação, atuando em parceria com técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, inclusive na introdução de sistemas agroflorestais.

Desenvolvimento

A variedade AL Paraguaçu foi totalmente desenvolvida no Núcleo de Produção de Sementes – Fazenda Ataliba Leonel, principal unidade produtora de sementes do Governo do Estado. “Como Secretaria de Agricultura e Abastecimento, decidimos investir no desenvolvimento dessa variedade, em face da demanda de mercado por insumos orgânicos, visto que a legislação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento determina a utilização de insumos certificados para o sistema de produção orgânica”, afirma o engenheiro agrônomo Fernando Alves dos Santos, que participou do processo de desenvolvimento do produto.

Entre as características técnicas, a semente tem aspecto de grão semiduro e alaranjado, múltiplo uso, como para produção de grãos e na alimentação humana, adaptabilidade a diversas regiões produtoras do País, estabilidade e bom teto produtivo (pode chegar a 6.000kg/hectares); ótima arquitetura, colmo mais grosso (o que o torna resistente a acamamento e quebra), folhas bem eretas e altura média de dois metros.

Segundo os extensionistas que trabalharam no desenvolvimento dessa variedade, a qualidade do milho AL Paraguaçu orgânico é a mesma do milho convencional. “Para atender o crescente mercado consumidor, é preciso que os produtores rurais que trabalham no sistema de produção orgânica tenham à disposição os insumos necessários no momento certo, garantindo o abastecimento final”, avalia o engenheiro agrônomo Gerson Cazentini, diretor do Centro de Produção de Sementes.

“E isso é o que eles terão na cultura do milho orgânico: uma semente que valida todo o processo de produção, do começo ao fim, fechando o ciclo orgânico, desde a semente até o consumo final”, acrescenta o diretor.

Mercado

Segundo analistas de mercado, o consumo de orgânicos é uma tendência em curva ascendente. Dados do Instituto de Pesquisa de Agricultura Orgânica (FiBL), um dos principais centros de informação e pesquisa sobre agricultura orgânica do mundo, revelam que, entre 2000 e 2015, a área destinada ao plantio de alimentos orgânicos no mundo cresceu nada menos que 363%, passando de 11 milhões de hectares para 50,9 milhões de hectares.

No Brasil, o mercado anual já é estimado em R$ 4 bilhões. De acordo com especialistas, uma série de fatores demonstra o grande potencial da agricultura orgânica brasileira, incluindo o valor agregado alcançados por esses produtos no mercado.

Dados comparativos com os Estados Unidos, disponibilizados pelo Instituto, apontam para uma grande oportunidade de crescimento, pois nos território norte-americano existem cerca de 5 mil insumos certificados para uso na produção agrícola orgânica, e no Brasil, aproximadamente 300.

Disponibilidade

A partir do mês de setembro, quando se inicia a safra de verão, a CDRS colocará à disposição dos produtores rurais duas toneladas de sementes do AL Paraguaçu, com a mesma política de preço acessível das variedades produzidas no sistema convencional. As sementes serão comercializadas em embalagens de 5kg e 20kg.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato por meio do telefone (19) 3743-3832 ou pelo e-mail centrodesementes@sp.gov.br.