SP investe R$ 4,22 mi em Planos Municipais de Saneamento na região de Sorocaba e Médio Tietê

Programas entregues a 33 municípios, nortearão as políticas de saneamento do Estado

ter, 06/03/2012 - 12h45 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, entregaram nesta terça-feira, 6, em Sorocaba, os Planos Municipais de Saneamento (PMS) para a região de Sorocaba e Médio Tietê. Os programas estabelecem as ações para o abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e de águas pluviais de maneira integrada. O investimento de R$ 4,22 milhões nesse trabalho foi integralmente assumido pelo Governo do Estado por meio do Programa de Apoio a Elaboração dos PMS.

O objetivo do trabalho é a sustentabilidade na prestação dos serviços e a segurança hídrica, mediante o equacionamento entre a oferta e a demanda dos serviços por 30 anos. “Os planos funcionam ainda como peças norteadoras das políticas de saneamento para São Paulo nas próximas três décadas”, comentou o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos.

Elaborados pela Engecorps, consultoria contratada por licitação pública, e contando com a participação dos Grupos Executivos Locais (GEL) e do Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Sorocaba e Médio Tietê, os planos foram acompanhados pela Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, por meio de sua Coordenadoria de Saneamento – CSAN, que teve responsabilidade pela supervisão técnica dos trabalhos.

O resultado de todo esse trabalho coordenado também compõem o Plano Regional Integrado de Saneamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê, que será incorporado a outros planos regionais e dará origem ao Plano Estadual de Saneamento.

A região da bacia do Rio Sorocaba e do Médio Tietê integra uma das Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídrico do Estado e é formada por 34 municípios (inclui Alumínio, que já havia elaborado seu Plano), em uma área de 12.268 quilômetros quadrados, com uma população de cerca de 1,6 milhão de habitantes.

Os 33 municípios beneficiados são Alambari, Alumínio, Anhembi, Araçariguama, Araçoiaba da Serra,  Bofete, Boituva, Botucatu,  Cabreúva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Conchas, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Laranjal Paulista,  Mairinque, Pereiras, Piedade, Porangaba, Porto Feliz, Quadra, Salto, Salto de Pirapora, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tatuí, Tietê, Torre de Pedra e Vargem Grande Paulista.

Da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos