SP investe R$ 110,5 mi para atendimento de 32 mil alunos com deficiências

Verba é destinada a convênios com 298 instituições assistenciais em todo o Estado

seg, 13/02/2012 - 10h00 | Do Portal do Governo

Neste ano, o Governo do Estado investirá R$ 110,5 milhões no atendimento a alunos autistas e com deficiências graves que não podem ser incluídos no ensino regular da rede estadual. A verba será destinada a convênios entre a Secretaria da Educação e 298 instituições assistenciais, que beneficiarão 32 mil estudantes com necessidades educacionais especiais em todo o Estado. Dos 298 convênios a serem assinados, 12 são novos e 286 são termos de aditamento.

Os recursos auxiliarão no pagamento de professores, diretores e coordenadores pedagógicos, além da manutenção das classes. Do total de instituições, 260 são Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) e as demais 38 são entidades assistenciais que também atendem alunos deficientes e autistas. Todas oferecem atendimento pedagógico e educacional para crianças e jovens com deficiência motora, visual, mental ou auditiva, e também para autistas.

Capacitação e atendimento em Educação Especial

A rede estadual paulista é pioneira na oferta de atendimento educacional especializado a alunos com necessidades educacionais especiais. No período de 2000 a 2011 foram capacitados 110.489 profissionais pelo Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE), órgão da Secretaria da Educação responsável por promover cursos e orientações técnicas para supervisores, professores-coordenadores de oficina pedagógica, professores-coordenadores, docentes especializados em Educação Especial e do Ensino Fundamental e Médio. Eles atuam nos Serviços de Apoio Pedagógico Especializado (SAPEs), que oferecem atendimento a cerca de 15 mil alunos. Estes estudantes participam de aulas nas salas de recursos, classes especiais e hospitalares, por exemplo, mantidas pela Secretaria da Educação.

Da Secretaria da Educação