SP investe R$ 1,7 milhão para limpar o rio Jundiaí

Dragas estão removendo 50 mil metros cúbicos de sedimentos do rio

seg, 29/06/2009 - 17h30 | Do Portal do Governo

O Governo está investindo R$ 1,7 milhão nas obras de desassoreamento de 8,4 quilômetros do rio Jundiaí, em Mogi das Cruzes. O trabalho está sendo realizado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), autarquia vinculada à Secretaria de Saneamento e Energia, em parceria com a prefeitura municipal de Mogi das Cruzes, que se responsabilizou pela remoção e deposição final dos sedimentos.

O contrato prevê a remoção de 50 mil metros cúbicos de sedimentos do fundo do canal, que comprometem a vazão do rio Jundiaí e favorecem a ocorrência de inundações. A obra deverá estar concluída dentro de 180 dias e beneficiará os 85 mil moradores (5 mil ribeirinhos) dos bairros Brás Cubas, Jardim Santos Dumont, Jardim Aeroporto I, II e III; Oropó, Vila Nova Jundiapeba e Vila Jundiaí.

Esse trabalho será realizado com o uso de escavadeiras hidráulicas de braço longo postadas nas margens do rio. Onde não for possível, devido à ocupação das margens, a empresa contratada usará uma escavadeira de pequeno porte em uma plataforma flutuante com caçamba, movida por um mini-rebocador.