SP investe mais R$ 9 milhões no Hospital do Vale do Paraíba

Vale do Paraíba ganha Unidade Pediátrica e Centro de Diálise de primeiro mundo

qua, 13/08/2008 - 13h36 | Do Portal do Governo

Atualizada às 16h16

O governo estadual investiu mais R$ 9 milhões no Hospital Regional do Vale do Paraíba. O repasse foi feito após autorização do governador José Serra que visitou nesta quarta-feira, 13, as dependências do Hospital Regional, em Taubaté. A liberação do recurso permitiu ao hospital investir em novos setores de pediatria e diálise. “É um investimento alto, mas barato se considerarmos o benefício que vai trazer para a saúde dessa região”, disse Serra.

A nova ala pediátrica será referência para toda a região do Vale do Paraíba para casos de politrauma. A unidade contará com 31 leitos de internação, dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e outros sete leitos de Pronto-Atendimento. “Essa nova ala vai ajudar muito a região do Vale do Paraíba. É destinada a crianças que nascem com problemas respiratórios, insuficiência de peso, entre outras problemas sérios”, afirmou o governador.

“As novas áreas são importantíssimas para a região do Vale do Paraíba. O pronto-atendimento infantil, por exemplo, é o primeiro da região e será vital para garantir o bom atendimento das crianças vítimas de politraumatismo”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Já o serviço de diálise funcionará em um prédio recém-construído anexo ao hospital. A unidade, com quatro andares, conta com 20 máquinas de diálise e tem capacidade para realizar 1.560 sessões de terapia renal substitutiva por mês. “Com esse centro, as pessoas não vão mais precisar percorrer longas distâncias para fazer o tratamento enquanto aguardam o transplante renal, que também será feito aqui”, disse Serra.

Tratamento renal

O Hospital Regional conta, desde março, com um Centro Estadual de Tratamento de Doenças Renais do Vale do Paraíba. O serviço tem por objetivo atender de forma multidisciplinar os pacientes com algum comprometimento renal a fim de evitar ou retardar a necessidade de diálise. Trata-se da primeira instituição do país a oferecer atendimento integral ao paciente renal.

Hoje, a instituição tem capacidade para atender 2 mil pacientes por mês e realizar quatro a seis transplantes, além de oferecer 200 vagas para hemodiálise e 100 para diálise peritoneal (domiciliar). Para isso contará com uma equipe multidisciplinar formada por nefrologistas, cardiologistas, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais e também com uma rede de profissionais de outras especialistas que poderá ser acionada em caso de necessidade.

Os pacientes serão encaminhados ao Centro pelo Plantão Controlador da Diretoria Regional de Saúde, em Taubaté. Atualmente, estima-se que exista na região uma demanda não atendida de aproximadamente 500 vagas. Pacientes que hoje não encontram tratamento ou têm que buscar assistência em outros municípios poderão agora ser acompanhados de maneira global, pela mesma equipe médica, em todas as fases da doença.

“Com medicina preventiva e tratamento adequado é possível retardar a evolução da doença renal e postergar, ou até evitar, que o paciente tenha que entrar em diálise ou se submeter a um transplante”, afirma o nefrologista Paulo Luconi, coordenador do Centro.

Informatização

O Hospital Regional ganhou também um serviço de informatização de primeiro mundo que integra todos os setores do hospital com agilidade e segurança. O Sistema de Gestão Hospitalar Integrada permite a interação de funcionários, corpo de enfermagem e médicos.  Desta forma, o médico pode acessar o prontuário do paciente de qualquer computador do hospital.

A prescrição de medicamentos também é feita via prontuário eletrônico, acessado diretamente pelo funcionário responsável pela entrega ou aplicação do mesmo. A agilização ocorre também nas solicitações dos exames laboratoriais, tomografias, raio-X e da hemodinâmica.

Anúncios para região

Serra aproveitou a visita a Taubaté para fazer anúncios de outras obras do Governo do Estado na região. Na área da saúde, o governador disse que serão erguidos quatro novos AMEs (Ambulatório Médico de Especialidades) no Vale do Paraíba. Uma das unidades ficará em Taubaté. O primeiro a ser entregue será o de São José dos Campos, em setembro. Na seqüência, serão inaugurados AMEs em Caraguatatuba e Lorena. “Esta será a região com a maior concentração de AMEs do Estado”, ressaltou Serra. O governador disse também que Taubaté vai ganhar uma unidade do Poupatempo a ser inaugurada no ano que vem.

O governador chamou a atenção para a área dos Transportes. “São tantas obras viárias que não dá para dizer, são muitas coisas dentre elas a ligação Dutra-Carvalho Pinto que já está na terceira fase”. O governador anunciou a construção de 15 novos acessos para os municípios da região, dentro de um programa do governo específico para esse fim.

Antes de se despedir, Serra ainda citou os avanços do Programa Onda Limpa, iniciativa do Estado voltada ao saneamento básico já em operação na Baixada Santista e que em breve terá início em Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba.

Para finalizar, o governador lembrou aos presentes que o Vale do Paraíba é a região  mais contemplada no Estado quando o assunto são as Fatecs (Faculdades de Tecnologia) e Etecs (Escolas técnicas), mantidas pelo Centro Paula Souza. Atualmente, a região conta com quatro Fatecs e sete Etecs. Ainda nesta terça-feira, Pindamonhangaba ganhou oficialmente o novo campus de sua Fatec e logo em breve serão mais três Etecs na região. “Com isso estaremos proporcionando bons empregos para os jovens e ajudando o desenvolvimento do Estado”, concluiu Serra. 

Cleber Mata e Manoel Schlindwein com informações da Secretaria da Saúde

(I.P.)