SP investe em transporte e moradia para driblar o problema da mobilidade urbana

Governo paulista realiza maior obra simultânea do Metrô na América Latina e vai construir 20 mil novas moradias no centro da capital

qui, 10/10/2013 - 20h11 | Do Portal do Governo

Mobilidade urbana é um dos principais desafios das grandes cidades. Somente em São Paulo, a frota de veículos praticamente dobrou nos últimos 12 anos. Dados do Detran.SP apontam que, em setembro deste ano, a frota de veículos da capital era de mais de 25 milhões de veículos. 

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

“É uma tendência mundial, urbanização e o fortalecimento das regiões metropolitanas. Com bom planejamento de infraestrutura, saúde, educação, segurança e saneamento a gente vai poder otimizar os investimentos e melhorar a qualidade de vida da população”, disse o governador Geraldo Alckmin durante o Fórum de Mobilidade Urbana, realizado nesta quinta-feira, 10.

Dados do Metrô de São Paulo indicam que o sistema recebe diariamente 4,7 milhões de passageiros. Frente à crescente demanda, o Governo do Estado está realizando a maior obra simultânea da história do Metrô. “O Brasil transporta 9 milhões de passageiros ao dia; 11 Estados brasileiros têm sistemas de transporte metroferroviário. Ao todo, dez estados transportam 1,7 mi por dia e [o Estado de] São Paulo, sozinho, transporta 7,3 mi passageiros dia [somados o Metrô e a CPTM]”, destacou o governador.

Alckmin pontuou que é necessário seguir com a ampliação do Metrô para continuar atendendo à população com um transporte de qualidade. “De Metrô temos 74km; é pouco frente ao tamanho da metrópole, nós precisamos estender rapidamente”, ponderou.

O governador ainda defendeu que a integração dos modais de transporte é um dos caminhos para solucionar o problema de mobilidade. Investimentos recentes em corredores de ônibus, hidrovias e no Rodoanel têm ajudado a dar mais fluidez ao trânsito na capital e a outras regiões metropolitanas.

LEIA TAMBÉM
SP investe R$ 1,2 bilhão em corredores metropolitanos da EMTU
SP investe R$ 3 bi em obras de saneamento e mobilidade urbana

Moradia e trabalho

Alckmin afirmou que aproximar a casa do trabalhador das empresas é uma medida necessária. “Nós lançamos uma PPP o maior programa de requalificação urbana do país só para moradia no centro expandido de São Paulo. 20 mil apartamentos nessas áreas que tem galpões áreas abandonadas para trazer de volta as pessoas para morar na região do centro expandido, para recuperar essa região, aproximar as pessoas do emprego e de outro lado ajudar ao problema do transporte, da mobilidade, que não vai ser resolvido só com uma visão transporteira”.

Do Portal do Governo do Estado