SP interdita 10 mil condicionadores da Turma da Mônica

É o segundo produto da linha retirado do mercado em menos de uma semana

qua, 21/01/2009 - 10h58 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde determinou a interdição e o recolhimento de 10.044 unidades do condicionador infantil da marca “Turma da Mônica”, referentes ao lote de número 8057, com data de vencimento em fevereiro do próximo ano. A medida, de caráter preventivo, foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 21 de janeiro.

Segundo o Centro de Vigilância Sanitária (CVS), órgão da Secretaria, o motivo da interdição foi a constatação de desvio de qualidade na fabricação do condicionador, que apresentou resultado insatisfatório nas análises de pH, que mede a acidez do material. A fórmula do produto está registrada com valores de referência de pH entre 5,5 e 6,5. As análises mostraram pH médio de 5,25.

Quanto mais baixo o valor, mais ácido é o produto. O fabricante do condicionador, Lipson Cosméticos Ltda., de Diadema, fica responsável pelo recolhimento dos produtos. Na última sexta-feira, a mesma empresa teve outro produto interditado. O lote 7226 do Talco Cremoso da “Turma da Mônica” apresentou o problema nos resultados de pH.

A Secretaria irá notificar a Vigilância Sanitária Municipal de Diadema, município sede do fabricante, para que faça uma inspeção na fábrica e verifique todas as etapas da produção dos produtos. Se o problema já constatado não for pontual, a empresa poderá ter todos os lotes interditados.

Da Secretaria da Saúde