SP inscreve 705 mil alunos na Olimpíada de Língua Portuguesa

Objetivo é motivar jovens de escolas públicas do Brasil a reforçar estudos

ter, 13/05/2008 - 11h51 | Do Portal do Governo

A rede estadual paulista levará o maior número de estudantes à Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. Aproximadamente 705 mil alunos, de 3.512 escolas, foram inscritos. O objetivo da olimpíada organizada pelo Ministério da Educação é motivar jovens de escolas públicas de todo o Brasil, fazendo com que reforcem os seus estudos. Há atividades escolares estaduais, regionais e uma etapa nacional. O processo já se iniciou e o seu término está previsto para novembro.

Além dos estudantes, 17,5 mil professores do Estado também se inscreveram. Eles serão os multiplicadores de conhecimento para os alunos. O Lugar Onde Vivo será o tema central, desenvolvido em três gêneros textuais: poesia, memória e artigo de opinião. Para ajudar os alunos a se preparar, os mestres receberão um Caderno de Orientação do Professor, com sugestões sobre a temática de debate em sala de aula.

Alunos de 4a e 5a séries vão fazer poesia; os de 7a e 8a, textos de memória, em que entrevistam um morador antigo da região e redigem como estivessem contando suas recordações. Os estudantes de 2o e 3o anos do ensino médio criarão artigos de opinião. A seleção dos primeiros 134 mil trabalhos será realizada por representantes de pais e professores. No futuro, outras comissões avaliarão os trabalhos até se obter os nomes dos 15 vencedores.

Da Secretaria da Educação