SP inicia obras de saneamento em Mogi Mirim

Sabesp lançou ontem obras para afastamento e tratamento de esgotos no município da região de Campinas

ter, 19/05/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Saneamento e Energia e a Sabesp lançaram ontem, 18, em Mogi Mirim, na região de Campinas, as obras para afastamento e tratamento dos esgotos gerados no município. Com duração de 22 meses e investimentos de R$ 29,4 milhões, a primeira etapa dos trabalhos, depois de concluída, prevê o tratamento de 75 litros de esgoto por segundo.

Os serviços de complementação do sistema serão implantados pelos Serviços de Saneamento de Mogi Mirim (SESAMM), empresa constituída pelo consórcio entre Sabesp e pelas empresas privadas por um período de concessão de 30 anos.

Todas as obras previstas no contrato de concessão serão executadas em quatro etapas até se atingir 100% de tratamento. Os investimentos totalizam R$ 53,3 milhões e a geração de empregos diretos e indiretos chega a 250 postos de trabalho. 

O município de Mogi Mirim possui 85 mil habitantes e os serviços de saneamento são operados por prestadora municipal, com 100% de cobertura de água potável e aproximadamente 90% de coleta de esgoto, dos quais apenas 5% são atualmente tratados.

Os benefícios à população incluem a limpeza dos rios Mogi Mirim e Mogi Guaçu, o aquecimento da economia local e, especialmente, a redução dos índices de doenças de veiculação hídrica.

Desde março de 2006, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de Paulo (Sabesp) pode atuar em todo o território nacional e no exterior, diretamente, por participação em empresas públicas ou privadas, convênios, consórcios nacionais ou internacionais ou por meio da constituição de subsidiárias. “Dessa forma, aprendemos com novas parcerias e compartilhamos a experiência da Sabesp com outras instituições”, afirmou Gesner Oliveira, presidente da empresa.

Secretaria de Saneamento e Energia/Sabesp