SP inicia estudo para implantar equipamentos e programas culturais em assentamentos e quilombos

Trabalho será realizado em conjunto pelas pastas da Cultura e da Justiça e da Defesa da Cidadania por meio do Itesp

sáb, 24/09/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

São Paulo vai iniciar estudos visando à implantação de equipamentos e programas culturais nos assentamentos rurais e comunidades quilombolas do Estado. Um protocolo de intenções com esta finalidade foi assinado neste mês entre a Secretaria da Cultura e a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp).

O objetivo do Governo é incentivar e oferecer possibilidades de lazer aos moradores dos assentamentos e quilombos, principalmente os mais jovens, que encontram nestes locais obstáculos à realização de outras atividades além do próprio trabalho. As comunidades costumam ser bastante isoladas dos centros urbanos, o que dificulta o deslocamento de seus habitantes até equipamentos públicos, incluindo os de cultura e lazer. Sem opções, muitos assentados e quilombolas têm preferido deixar suas comunidades.

“A assinatura deste protocolo de intenções demonstra a preocupação do Governo de São Paulo em dar acesso à cultura de qualidade para todos os paulistas, não importando a distância”, disse o secretário da Cultura, Andrea Matarazzo. “É importante que ações de cultura e lazer aconteçam nos próprios assentamentos, visto que muitos deles ficam distantes dos centros urbanos”, completou a secretária da Justiça, Eloisa de Sousa Arruda.

O diretor executivo da Fundação Itesp, Marco Pilla, acredita que “esta é uma parceria importante que estamos fazendo, fruto de um trabalho iniciado neste ano por meio do Conselho Gestor de Assentamentos, potencializando as ações do Governo”.

O estudo será realizado em conjunto pelos três órgãos, começando pela região do Pontal, no município de Mirante do Paranapanema, onde existem 33 assentamentos com pouco mais de quatro mil moradores. O trabalho deverá apontar a viabilidade de instalação de equipamentos e programas culturais em cada localidade, incluindo o tipo e a quantidade. Uma vez concluído este trabalho, serão elaborados os projetos de implantação, que devem definir prazos, locais e prioridades.

Atualmente, existem no Estado de São Paulo 174 assentamentos rurais e 53 comunidades quilombolas identificadas, das quais 28 já foram reconhecidas pelo Governo do Estado e quatro possuem trabalhos em andamento.

Da Secretaria da Cultura, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo