SP inicia campanha para vacinar 5,3 milhões de paulistas

Idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, indígenas e profissionais de saúde deverão ser imunizados contra a gripe gratuitamente em todo o Estado

sáb, 05/05/2012 - 10h53 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin iniciou neste sábado, 5, a Campanha de Vacinação contra a Gripe. A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo pretende imunizar 5,3 milhões de paulistas. O número corresponde à meta de 80% dos 6,6 milhões de idosos com 60 anos ou mais, gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos, indígenas e profissionais de saúde do Estado.

“Queria destacar a importância da vacinação e lembrar que a gripe pode levar a óbito”, afirmou Alckmin durante a abertura da campanha no Centro de Referência do Idoso, na zona norte de São Paulo. “A vacina é muito eficiente. A única contra-indicação é em caso de alergia à proteína do ovo.”

Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também irá proteger a população contra outros dois tipos do vírus influenza: A H3N2 e B. Para garantir abrangência da imunização, a campanha, que acontecerá até 25 de maio, contará com mais de 7 mil postos de vacinação, entre fixos e volantes, além de 3,5 mil veículos, 32 ônibus e cinco barcos. Ao todo serão 41,6 mil profissionais da área da saúde envolvidos na ação.

Os postos de saúde fixos ficarão abertos das 8h às 17h, neste sábado e de segunda a sexta-feira, até o dia 25 de maio. Na capital, as salas de vacina das rodoviárias do Tietê e da Barra Funda também abrirão aos sábados e domingos, das 8h às 20h. Em razão da reforma em sua sala de vacinação, o Instituto Pasteur, na avenida Paulista, não participará da campanha deste ano.

LEIA TAMBÉM:
Governo vacina 300 mil contra a gripe em 3 horas

Do Portal do Governo do Estado