SP inicia atividades da Incubadora Social e Tecnológica da USP Leste

Espaço é destinado para que novas empresas se desenvolvam até poderem competir sozinhas no mercado

sex, 03/02/2012 - 8h24 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 13h11)

O governador Geraldo Alckmin deu início nesta sexta-feira, 3, às atividades da Incubadora Social e Tecnológica da USP Leste, que dará suporte a projetos de inovação tecnológica e que possam, prioritariamente, beneficiar a população da zona Leste de São Paulo.

“Metade do investimento foi do Estado e a outra metade da Universidade de São Paulo. A incubadora já começa com sete pequenas empresas na área de tecnologia, de informação, de ensino, têxtil, enfim, toda área de inovação tecnológica. Isso vai estimular o empreendedorismo na região, trazer um desenvolvimento ainda maior”, afirmou o governador.

O espaço é destinado para que novas empresas se desenvolvam até poderem sobreviver sozinhas no mercado. Além de ampliar a chance de sucesso e a competitividade de novas iniciativas, a implantação da Incubadora Social e Tecnológica possibilitará a criação de novas tecnologias e inovações para a sociedade, o desenvolvimento da ciência, o aumento da geração de empregos qualificados na região da zona Leste de São Paulo e Cone Leste Paulista, contribuindo também com o crescimento da economia.

A incubadora terá capacidade de gerir empresas nas áreas de computação, alta tecnologia, têxtil, saúde, entretenimento, além de serviços públicos. Nesta primeira fase, seis projetos contarão com apoio técnico, administrativo, recursos de infraestrutura e treinamentos sobre como administrar um empreendimento. Mais oito projetos estão programados para receber suporte da Incubadora no segundo semestre de 2012.

Investimentos

Em suas etapas iniciais, o projeto conta com o apoio de R$ 515.833,58 da USP Leste e R$ 663.552,00 da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. A partir da estruturação e início de operação, haverá a busca de financiamento em órgãos de fomento e desenvolvimento, em entidades de suporte a novos empreendimentos e em empresas da iniciativa privada envolvidas com projetos sociais e de inovação tecnológica.

Público envolvido

A incubadora é aberta, por meio de edital, a todos os empreendedores da sociedade em geral que se habilitem a desenvolver projetos nas áreas estabelecidas e que podem também ser oriundos da Universidade de São Paulo, como alunos, professores e funcionários.

Para a gestão dos empreendimentos estarão envolvidos de forma regular professores e alunos da USP. A comunidade da zona Leste de São Paulo e o Cone Leste Paulista serão fonte de pesquisa de necessidades, geração de ideias e apoio nas soluções encontradas.

Infraestrutura

O prédio recém-construído no campus USP Leste disponibiliza 12 salas para as futuras empresas instaladas, oferecendo os recursos de estrutura física e de comunicação necessários para o desenvolvimento das atividades e também estrutura de secretaria e apoio.

“Teremos também na USP Leste, um centro de exposições, centro de convenções, laboratórios, toda a parte de cultura e pesquisa, prédios. Nós vamos ceder, inclusive, mais uma área, que é do Estado, para a USP Leste. E há a grande possibilidade de ida para lá da Engenharia da Escola Politécnica de Engenharia, fazer a sua área de informática, toda sua área de computação”, disse Alckmin.

Da USP Leste