SP inicia 4ª fase do Detecta com cinturão de monitoramento no litoral

Sistema conectará câmeras e radares com recursos de reconhecimento de placas

qua, 23/12/2015 - 13h48 | Do Portal do Governo

Com a instalação de um cinturão eletrônico de videomonitoramento por todo o litoral paulista chegando até o Alto Tietê, a Secretaria da Segurança Pública deu início à quarta fase do Detecta nesta quarta-feira (23).

Esta etapa é fruto da conexão de 480 câmeras e radares OCRs (com sistema de reconhecimento de placas), além de mais 2.181 câmeras de monitoramento em municípios e estradas do litoral.

O cinturão forma o maior anel de sistema de monitoramento da América Latina e entra em funcionamento durante a Operação Verão 2015/2016, que reforçará a segurança com mais de 2.880 policiais militares em 16 municípios do litoral sul e norte de São Paulo.

“Estamos com mais de duas mil câmeras de vídeo, grande parte delas com OCR [sistema de reconhecimento de placas], para identificar qualquer veículo roubado, situação de emergência, alarme, software inteligente”, disse o governador Geraldo Alckmin.

A Operação Verão 2015/2016 começou na sexta-feira (18) e vai até o dia 15 de fevereiro de 2016. “Toda a região do litoral sul, Vale do Ribeira, Baixada Santista, Vale do Paraíba, até a divisa com o Paraná, Cananeia, Ubatuba, indo para Campos do Jordão, Alto Tietê, Mogi das Cruzes, região do ABC, um grande trabalho nas rodovias para a Operacao Verão”, completou o governador.

Abrangência
No total, incluindo os municípios interligados à malha, 38 cidades serão beneficiadas pelas funcionalidades do Detecta. O sistema receberá alertas em tempo real sobre roubos e furtos de veículos e outras situações suspeitas.

Além da interligação de câmeras, o Detecta ainda pode receber imagens das 2.181 câmeras espalhadas por municípios da região contemplada. São 1.500 câmeras em Praia Grande, 517 em Santos, 72 no Guarujá, 32 em Cubatão, 32 em Campos do Jordão e 28 em Itanhaém.

A quarta fase do Detecta beneficiará uma população fixa e flutuante de 3.727.143 habitantes dos municípios do litoral sul e de 1.818.842 (fixa + flutuante) no litoral norte.

Do Portal do Governo do Estado