SP inclui sarampo em campanha de vacinação contra a paralisia infantil

Mobilização começa dia 18; objetivo é proteger as crianças antes do período de férias

ter, 07/06/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, irá incluir a imunização de crianças contra o sarampo na campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) que começa neste mês em todo o Estado. O objetivo é proteger a população infantil contra as duas doenças antes do período de férias.

Entre 18 de junho, sábado, e 1º de julho devem ser levadas às salas de vacinação todos os paulistas com até seis anos de idade. As crianças de 0 a 4 anos receberão as duas gotas da vacina Sabin, contra paralisia infantil. Para crianças entre um e seis anos também será oferecida a vacina contra o sarampo. Além disso, haverá atualização de eventuais doses em atraso na caderneta.

Por todo o Estado serão mobilizados cerca de 14 mil postos de saúde e 51 mil profissionais, em parceria com as prefeituras. A meta da Secretaria é imunizar 3,17 milhões de crianças, das quais 2,67 milhões contra sarampo e paralisia infantil, e outras 500 mil apenas contra o sarampo.

Foram identificados neste ano nove casos de sarampo em território brasileiro, todos relacionados à importação do vírus D4, circulante na Europa, principalmente França, que já registrou cerca de 9 mil casos nesses primeiros meses do ano. Na Europa, 33 países apresentam casos. Países da África e Oceania também registram surtos.

No Estado de São Paulo há um caso suspeito de sarampo em fase final de investigação epidemiológica. As amostras analisadas no Instituto Adolfo Lutz, da Secretaria, deram positivo para o vírus, mas ainda aguardam confirmação da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, responsável pela contraprova. O caso refere-se a uma criança de 7 anos moradora da região de Campinas, não vacinada e sem histórico de viagem recente a outros estados ou ao exterior.

“A vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba. É importante que os responsáveis levem as crianças para se protegerem. A imunização contra a paralisia infantil também é fundamental para que o vírus causador da doença não volte a circular no estado”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

São Paulo não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988. No entanto, como o vírus da poliomielite ainda circula em países da África e da Ásia, é fundamental que todas as crianças menores de cinco anos sejam imunizadas anualmente com as duas gotas da vacina Sabin.

Sintomas

A Secretaria orienta a população para que esteja atenta aos sintomas do sarampo. Os principais são febre e exantema (manchas avermelhadas no corpo), acompanhados ou não de tosse, coriza e conjuntivite. Nesses casos a recomendação é para que a pessoa procure imediatamente um posto de saúde e evite contato desnecessário com outras pessoas até que receba avaliação médica.

Da Secretaria da Saúde