SP incentiva políticas municipais para pessoas com deficiência

Oficinas capacitam prefeituras e equipes técnicas para criação de plano de acessibilidade

qua, 24/06/2009 - 15h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência encerra nesta quarta, 24, em São João da Boa Vista, a oficina “Subsídios à Elaboração do Plano Municipal de Acessibilidade”, que estimula o desenvolvimento de ações voltadas às demandas e necessidades das pessoas com deficiência nos municípios paulistas.

Em parceria com a Fundação Prefeito Faria Lima – Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (CEPAM), a oficina é a oitava de uma série de 18 a serem realizadas no Estado até outubro deste ano.

Para a oficina em São João da Boa Vista, foram convidadas equipes técnicas de aproximadamente 35 prefeituras da região. A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, entregou também aos participantes a cartilha “Prefeito Cidadão – Cidade Acessível”. O material estimula a indicação de um representante de cada cidade para atuar exclusivamente com assuntos sobre os direitos da pessoa com deficiência e fornece dicas sobre iniciativas e práticas de inclusão e acessibilidade.

“Queremos incentivar cidades a participar da efetiva inclusão da pessoa com deficiência no acesso à Saúde e também ao Esporte, ao Lazer, à Cultura, ao Emprego e à Educação, para que todos, com ou sem deficiência, possam exercer sua cidadania”, explica a secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella.

Serão realizadas ainda oficinas nas cidades de Campinas (25 e 26/6), Ribeirão Preto (4 e 5/8), Araraquara (6 e 7/8), Barretos (18 e 19/8), Franca (20 e 21/8), Araçatuba (15 e 16/9), Bauru (17 e 18/9), Botucatu (29 e 30/9), São José dos Campos (5 e 6/10) e São Paulo (8 e 9/10).

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas no local ou pelo e-mail eventos@pessoacomdefiencia.sp.gov.br. Devem ser informados dados como nome, CPF, telefone com DDD, endereço completo, cargo e município em que trabalha ou que representa. Quando se tratar de pessoa com deficiência, esta informação deve ser determinada no assunto da mensagem.