SP incentiva a prevenção do câncer de mama com mutirões

Mais de um milhão de mamografias já foram realizadas em todo o Estado

sex, 05/02/2010 - 13h15 | Do Portal do Governo

Para incentivar a mamografia como uma das principais formas de prevenção do câncer de mama, é comemorado, nesta sexta-feira, 5 o Dia Nacional da Mamografia. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa para 2010 é de que sejam diagnosticados mais de 49 mil novos casos desta doença.

Uma das maneiras que o Governo de São Paulo encontrou para apoiar o exame é a realização dos mutirões que alcançaram em 2009 mais de um milhão de mamografias feitas. O objetivo dos mutirões é diminuir a espera e, principalmente, incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.

“Quanto antes for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento do câncer de mama, maiores as chances de cura da doença. Por isso é tão importante que as mulheres aproveitem o mutirão e façam o exame”, afirma o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Só na 10ª edição do Mutirão da Mamografia, em novembro de 2009, foram mais de 143 mil mulheres inscritas em 308 unidades de atendimento espalhadas por todas as regiões do Estado. Somente na Grande São Paulo, aproximadamente 34 mil mulheres realizaram o exame em 94 unidades de atendimento, 50 unidades somente na capital.

O mutirão faz parte do Programa de Saúde da Mulher, responsável pelo planejamento familiar, controle do câncer, assistência ao parto e atendimento às vítimas de violência sexual. Dentre as medidas, estão a distribuição de métodos contraceptivos, capacitação das redes de saúde para diminuição dos índices de mortalidade infantil e ampliação de atendimento médico e psicológicos ás vítimas de violência.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Saúde