SP inaugura versões itinerantes do Memorial da Inclusão

Espaços nos aeroportos de Cumbica e Congonhas resgatam os personagens, as lutas e as conquistas de direitos da pessoa com deficiência

sex, 03/12/2010 - 14h30 | Do Portal do Governo

Esta sexta-feira, 3, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, marcou a inauguração da primeira mostra itinerante do Memorial da Inclusão da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A mostra, que está dividida em dois espaços nos aeroportos de Cumbica, em Guarulhos, e Congonhas, na capital paulista, resgata os personagens, as lutas e as conquistas de diretos das pessoas com deficiência.

O lançamento faz parte da primeira edição da Virada Inclusiva, série de eventos de cultura, lazer e esporte voltados para que as pessoas com e sem deficiência participem juntas, na capital paulista e em diversas cidades do Estado.

A programação da Virada teve início nesta sexta-feira, no Memorial da América Latina, onde foi inaugurado novo painel do Memorial da Inclusão, com algumas das principais ações realizadas pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. No mesmo local, durante todo o dia, estão sendo realizadas oficinas de música, apresentações de dança, capoeira e mostra de curtas-metragens abordando a temática da inclusão.

No sábado, 4, na capital, acontece a já tradicional passeata do Movimento Superação, com saída às 12h da Praça da República e chegada ao Vale do Anhangabaú. Ali, também das 12h às 19h, haverá um show musical voltado ao público jovem, com artistas portadores de deficiência, além de nomes já consagrados, como a banda NXZERO e participações especiais de Baby Consuelo e Luiz Melodia interpretando sucessos dos Novos Baianos.

Haverá área especial para o pessoas com deficiência motora e visual, além de recursos de audiodescrição e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) por meio de telões. Entidades, e mesmo pessoas físicas, podem solicitar transporte gratuito adaptado junto ao serviço Atende, da Prefeitura.

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência