SP inaugura Projeto Quero Vida para idosos em Leme

Projeto funcionará de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e atenderá até 50 idosos

sex, 20/05/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

A cidade de Leme ganhará nesta sexta-feira, 20, a terceira unidade do Projeto Quero Vida para idosos do Estado de São Paulo. Trata-se de um centro-dia de convivência para idosos semidependentes e de baixa renda, cujas famílias não tenham condições de prover os cuidados necessários ao longo dia. A inauguração acontece às 10h na Avenida Paul Harris, 1337, Bairro Jardim do Bosque.

“O Projeto Quero Vida integra o Plano Estadual para a Pessoa Idosa – Futuridade, sendo mais um esforço do Estado para garantir à população idosa um envelhecimento saudável, com proteção à vida e à saúde”, disse o secretário de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia.

O Quero Vida é uma iniciativa do Governo de São Paulo, coordenada pela pasta de Desenvolvimento Social – Seds, que apóia municípios para a implantação de espaços de acolhimento, proteção e convivência a idosos semidependentes, com idade igual ou superior a 60 anos e que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Ao oferecer melhores condições de vida ao idoso, o Projeto evita assim abrigamentos desnecessários.

Em Leme, o Quero Vida funcionará de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 18h30, com capacidade para atender até 50 idosos selecionados pela Prefeitura. O projeto oferece atenção integral, com alimentação, higiene pessoal, cultura e recreação, em um espaço que respeita as normas de acessibilidade e segurança. O serviço disponibiliza também transporte, atendimento especializado com médicos geriatras, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, professores de educação física, assistentes sociais e transporte.

O Governo do Estado liberou R$ 300 mil à Prefeitura de Leme, que foram usados para a compra de uma Van, aparelhos de ar condicionado, aparelhos de televisão, microcomputadores, sofás, máquina de lavar roupas, geladeira, mesas e cadeiras, aparelhos de ginástica, entre outros equipamentos necessários para o atendimento aos idosos. A Prefeitura disponibilizou o imóvel, fez as adaptações necessárias para o público idoso e custeará a manutenção do serviço. Caberá à Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social – Drads de Piracicaba, órgão ligado à Secretaria, fazer a supervisão do atendimento.

O Quero Vida de Leme é o terceiro do Estado. Outros dois já foram entregues em Itu e Barretos. Até o final do ano estão previstas mais 38 unidades, incluindo uma no município de Capivari, também na região de Piracicaba

Futuridade

O Quero Vida é mais uma ação que integra o Futuridade – Plano Estadual para a Pessoa Idosa, cujo objetivo é criar instrumentos que possibilitem e incentivem a promoção de ações voltadas a este público e a sensibilização em relação ao processo de envelhecimento no estado de São Paulo, de forma a cumprir o Estatuto do Idoso e o Plano de Ação Internacional para o Envelhecimento.

Da Secretaria de Desenvolvimento Social