SP inaugura primeira obra do Programa Pró-Vicinais

Estrada Assis-Platina tem extensão total de 19,5 quilômetros e recebeu investimentos de R$ 2,4 milhões

sex, 09/05/2008 - 12h35 | Do Portal do Governo

Atualizada às 15h09

Até o final de julho, a recuperação de todas as estradas que integram a primeira fase do Programa Pró-Vicinais estará concluída. A notícia foi dada pelo governador José Serra nesta sexta-feira, 9, em Assis, oeste paulista. Lá, o governador  inaugurou a recuperação da estrada vicinal Assis-Platina. Com investimentos de R$ 2,4 milhões, ela é a primeira estrada pavimentada beneficiada pelo programa. “Esta é uma inauguração simbólica, até porque não posso ir em todas as estradas que vão ficando prontas”, disse o governador Serra, que estava acompanhado do secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce, e da secretária estadual de Saneamento e Energia, Dilma Seli Pena.

O programa, criado para restaurar a malha de vicinais de todo o Estado, vai facilitar o escoamento da produção das cidades paulistas já que essas estradas são importantes indutoras de desenvolvimento. “É como o governador disse no lançamento do Programa Pró-Vicinais no Palácio dos Bandeirantes: não se trata de operação tapa buraco, é asfalto novo na rodovia”, lembrou o prefeito de Platina, Donizete Ferreira de Lima, um dos beneficiados pelas obras.

Assis-Platina

Com extensão total de 19,5 quilômetros, a estrada vicinal recuperada tem 12,5 quilômetros em Platina (Vicinal José Afonso Francisco dos Reis) e 7 em Assis (Vicinal Clementino Alves de Souza). “Só nesta região, somadas as duas etapas que nós lançamos, são 400 quilômetros que estamos recuperando. Mas, isso vai continuar e vamos ter muito mais no futuro”, disse Serra fazendo referencia às primeira e segunda etapas do Pró-Vicinais.

 Além de possibilitar o escoamento da produção até os centros consumidores e permitir que os núcleos rurais tenham acesso aos serviços públicos, as obras de recuperação vão contribuir para a redução de acidentes e diminuição dos custos de transporte. “Dá gosto olhar para lá e ver que a estrada está refeita para poder transportar de forma adequada as mercadorias e as pessoas. As estradas vicinais são dos municípios, mas na prática eles não têm muitas condições de fazer uma manutenção adequada. Por isso é que fizemos o Programa Pró-vicinais”, justificou o governador ao explicar a necessidade e a importância da criação do programa.

Sobre o programa

O Pró-Vicinais vai recuperar, até 2010, 12 mil quilômetros de estradas vicinais pavimentadas. Foram previstas quatro etapas de obras.

A primeira foi iniciada em dezembro de 2007 e revitalizou 152 estradas de 199 municípios, um total de 2.117,40 quilômetros.

Na segunda etapa, em fase de licitação, 201 estradas vicinais de 238 municípios serão recuperadas, totalizando 2.398 quilômetros.

A terceira e quarta etapas estão em processo de estudo, que avalia o estado do pavimento e os dados sócio-econômicos dos municípios que possuem estradas vicinais passíveis de recuperação.

Mariana Garbin e Manoel Schlindwein