SP inaugura centro integrado de saúde mental

Pavilhão de 1933 é restaurado para abrigar unidade com 40 leitos

qua, 24/03/2010 - 14h36 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde entregou nesta quarta-feira, 24, o Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (Caism) de Franco da Rocha. A unidade irá funcionar em uma área de 2,3 mil m2 que já abrigou o antigo Pavilhão de Tuberculosos do Complexo Psiquiátrico do Juquery no século passado. “Este centro psiquiátrico vai ser tocado pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, o que vai significar qualidade no atendimento”, afirmou o governador José Serra durante a cerimônia de entrega do centro.

Em seu discurso, o governador também falou sobre outros investimentos na região: o Hospital Estadual de Franco e uma Faculdade de Tecnologia. “É um hospital que deve ficar pronto nos próximos três meses. Eu também anunciei o início das tratativas para a implantação de uma Faculdade de Tecnologia, aqui para Franco da Rocha – na verdade para toda a região”, disse.

O investimento foi de aproximadamente R$ 7 milhões, entre obras e equipamentos. O edifício, construído em 1933 e em processo de tombamento pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), passou por um cuidadoso processo de restauro das fachadas internas e externas, além de recuperação dos elementos arquitetônicos, portas, janelas e cobertura.  

No local há 40 leitos, dos quais 20 para cada sexo, destinados a internações psiquiátricas de curta permanência, para casos agudos, além de ambulatório com nove consultórios para adultos e outros quatro para crianças. Foi construído um prédio anexo para abrigar a unidade de pronto-socorro, com mais 14 leitos para observação e quatro consultórios de pronto-atendimento. 

O Caism terá capacidade para realizar cerca de 500 internações por ano, além de 24,3 mil consultas ambulatoriais e 7,8 mil atendimentos de urgência. Cerca de 250 profissionais irão atuar na unidade, entre médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e equipes de apoio. O serviço será referência para cerca de 500 mil habitantes da região de Franco da Rocha.

“Sem dúvida trata-se de um moderno conceito de atendimento integrado em saúde mental, que reúne internações curtas e acompanhamento ambulatorial dos pacientes psiquiátricos”, afirmou o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Novo hospital 

Ainda neste ano será  entregue à população o Hospital Estadual de Franco da Rocha, em substituição ao antigo hospital de clínicas, também no Complexo do Juquery. O investimento da Secretaria na nova unidade irá totalizar R$ 52 milhões entre obras e equipamentos. 

O novo hospital, que está  em fase de conclusão da obra física, irá funcionar em uma área de 15,9 mil m2. Com cinco andares, terá 120 leitos de internação e 14 de UTI adulto, além de centro cirúrgico com seis salas, hospital-dia, ambulatório e pronto-socorro adulto e infantil.

Da Secretaria da Saúde