SP inaugura 39ª Fatec do Estado

A nova unidade foi entregue nesta quarta-feira, 15, pelo governador José Serra em São Caetano do Sul

qui, 15/05/2008 - 17h46 | Do Portal do Governo

O governador José Serra inaugurou na tarde desta quarta-feira, 15, a 4ª Fatec (Faculdade de Tecnologia), do ABC, a 39ª do Estado. Desta vez, os alunos de São Caetano do Sul terão 200 vagas oferecidas no curso superior tecnológico de Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação, que atende a vocação socioeconômica do município, voltada para os setores industrial e comercial.

Além de São Caetano, os municípios de Mauá, São Bernardo e Santo André também contam com uma Fatec. Essa última foi entregue pelo governador José Serra em fevereiro do ano passado. A meta da atual gestão é dobrar o número de Fatecs até 2010 – ou seja, saltar de 26 em 2006 para 52 unidades.

Investir em Fatecs é dar impulso ao desenvolvimento de São Paulo e ao futuro de muitos jovens, destacou o governador. “Quem termina uma Fatec tem empreso garantido. De cada 10 jovens, nove já saem do curso empregados”, afirmou Serra, que anunciou a quinta Fatec para o ABC: até o final do ano, a cidade de Diadema contará com uma unidade.

No caso da Fatec de São Caetano, os números do vestibular para o primeiro semestre deste ano dão uma boa idéia do interesse da comunidade pelo curso: 1.460 candidatos se inscreveram para disputar as 200 vagas distribuídas entre os turnos da manhã, tarde e noite. A concorrência maior foi registrada para o período: 11 candidatos por vaga. Ao todo, o governo estadual investiu R$ 970 mil na unidade nos últimos anos.

No início de 2008, a Fatec ganhou um novo prédio, construído pela prefeitura de São Caetano, que fica ao lado da Etec Jorge Street. A proximidade das duas unidades representa um diferencial para os estudantes, uma vez que possibilita o convívio dos diversos níveis de ensino profissionalizante.

Expansão

O vestibular para o segundo semestre deste ano nas Fatecs, que recebe inscrições até o dia 20, oferece 7.175 vagas para os 39 cursos superiores tecnológicos gratuitos das 39 unidades (e das seis novas faculdades que serão implantadas nesse período). Isso representa um crescimento de 72,10%, em relação ao 1º semestre de 2007 (4.170).

O crescimento, tanto nas Etecs (Escolas Técnicas) como nas Faculdades de Tecnologia, é resultado do Programa de Expansão da Educação Profissional, desenvolvido desde o início de 2007 pelo governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Desenvolvimento em conjunto com o Centro Paula Souza.

Transportes

Ainda em São Caetano do Sul, o governador José Serra lembrou os investimentos que o governo do estado está realizando na região na área de transportes. “A expansão da Linha Verde praticamente colocará o Metrô no ABC”, disse Serra. “A estação Tamanduateí fica a 1,4 quilômetro de São Caetano. É um salto muito grande”.

Outra boa notícia na área de transporte anunciada pelo governador Serra é que a região terá o Expresso ABC, com paradas em Mauá,  Santo André e São Caetano do Sul. “O processo de aquisição de 10 composições já foi iniciado”, adiantou o governador. “A população desta região poderá ir até a estação da Luz, no centro de São Paulo, em pouco mais de 10 minutos”, prevê Serra.

Cleber Mata com Centro Paula Souza e Secretaria do Desenvolvimento

(I.P.)