SP inaugura 1ª Base Operacional do Grupo de Intervenção Rápida

Unidade atua na contenção de detentos ou em apoio aos agentes em interior de presídios

qua, 29/12/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) inaugurou a 1ª Base Operacional do Grupo de Intervenção Rápida (GIR), que é subordinada à Coordenadoria dos Estabelecimentos Prisionais de São Paulo e Grande São Paulo (CCAP). A cerimônia aconteceu no pátio da nova sede, localizada na Av. Zaki Narchi 1563, no bairro Carandiru, em São Paulo.

O GIR atua nas unidades prisionais de São Paulo, na contenção de detentos ou em apoio aos demais agentes que trabalham no interior dos presídios, durante uma operação de revista, por exemplo. O grupo utiliza armamento não letal e usa equipamentos de proteção balística, bombas de efeito moral, entre outros aparatos de contenção, que o tornam um verdadeiro pelotão de elite dentro da Secretaria.

Os cerca de 70 agentes que compõem as equipes “Alpha” e “Bravo” têm agora à disposição um estande de tiro com seis baias com 50 metros de pista livre cada; uma pista de obstáculos com vários equipamentos; vestiários e alojamento (masculino e feminino); academia de musculação; três salas de aula (sendo uma para treinamento específico com armas de fogo); armaria para reserva de armas; sala cofre com parede dupla e uma quadra poliesportiva com vestiário. O espaço conta também com salas administrativas, onde estão instalados o comando geral e os comandos das respectivas equipes operacionais, além de almoxarifado e refeitório.

Elogios

O secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, falou sobre a trajetória do GIR, desde sua criação e desenvolvimento, até os dias de hoje, com enfoque ao momento especial pelo qual o grupo está passando. “Esta nova base operacional vem ao encontro de nossos anseios, que é o de ter funcionários cada vez melhor preparados”, disse. “Fica aqui meu respeito e admiração pelos abnegados servidores que tanto se dedicam para elevar o nome de nossa Secretaria”.

Os secretários Lourival Gomes e Antonio Ferreira Pinto e o coordenador Hugo Berni Neto receberam placas de homenagem, oferecidas pelo GIR, em agradecimento pelo apoio dado ao grupo, desde sua criação. No entanto, os próprios agentes ainda tinham outra homenagem a fazer, mas essa era guardada em segredo até o momento exato: o comandante Vanderlei foi convidado a também receber uma placa de agradecimento e reconhecimento por sua dedicação à frente da corporação. Ele recebeu a láurea das mãos do titular da pasta, Lourival Gomes.

O GIR

Ao todo, a SAP possui 10 GIR iguais ao de São Paulo, localizados nas áreas que compreendem as Coordenadorias Regionais da Secretaria em todo o Estado. Porém, essa é a primeira Base Operacional, construída com equipamentos específicos para treinamento do grupo.
GIR – 1 (SOROCABA)
GIR – 2 (ITIRAPINA)
GIR – 3 (AVARÉ)
GIR – 4 (CAPITAL)
GIR – 5 (TAUBATÉ)
GIR – 6 (LITORAL – SÃO VICENTE)
GIR – 7 (LUCÉLIA)
GIR – 8 (VENCESLAU)
GIR – 9 (MARÍLIA)
GIR – 10 (Lavínia)*
*O GIR de Lavínia é uma subdivisão do grupo de Presidente Venceslau e atua na área norte da Coordenadoria Oeste (Croeste)

Da Secretaria da Administração Penitenciária