SP homenageia personalidades com Medalha Ruth Cardoso

A noite começou com a apresentação da pianista Eudóxia de Barros, que tocou Mozart e Chopin

qui, 12/03/2009 - 19h12 | Do Portal do Governo

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Conselho Estadual da Condição Feminina homenageou na noite da quarta-feira, 11, personalidades que se destacaram na luta pelos direitos da mulher com a entrega da medalha Ruth Cardoso.

A noite começou com a apresentação da pianista Eudóxia de Barros, que entre outras composições interpretou o Rondó K 485 de Mozart, Noturno op. 72, nº 1, em mi menor de Chopin, Tardes de Lindóia, de Zequinha de Abreu, e o Hino Nacional.

Os homenageados da noite foram a Casa Isabel – entidade que acolhe e orienta mulheres em situação de violência, Sônia Maria Pereira da Nascimento – Movimento GELEDES, o Secretário da Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Guimarães Marrey, a Deputada Federal Luiza Erundina de Sousa e Maria Amélia de Almeida Teles – Movimento União de Mulheres do Brasil e coordenadora do Projeto Promotora Legais.

Para a Presidente do Conselho Estadual da condição Feminina, Rosmary Corrêa, a Delegada Rose, o Dia Internacional da Mulher é importante “pelos fatos que a mídia acaba por divulgar naquilo que diz respeito aos problemas que as mulheres enfrentam no cotidiano”. Ela ainda destacou que tais ações promovem a conscientização geral, criando e melhorando as políticas públicas já existentes.

Participaram do evento a vice-prefeita de São Paulo, Alda Marco Antonio, a Deputada Estadual Rita Passos, o secretário de Justiça e Cidadania, Luiz Antonio Guimarães Marrey, Cristina Guelfi Gonçalves, da Defensoria Pública de São Paulo, Gustavo Hungaro, Presidente do Itesp – Instituto de Terras do Estado de São Paulo, Brígida Sacramento, representando o secretário de Relações Institucionais, José Henrique Reis Lobo, e representantes do Conselho Estadual da Condição Feminina.

A Medalha Ruth Cardoso

O Conselho Estadual da Condição Feminina completou 25 anos de existência em 2008. Para marcar a data, a Conselheira Elizabeth Russo Nogueira de Andrade sugeriu a criação da medalha para ser entregue a personalidades civis, militares e entidades que tivessem papel de destaque na luta pelos direitos da mulher. Uma homenagem a Ruth Cardoso, que teve participação ativa nas lutas e conquistas femininas e na criação do próprio Conselho, tendo sido, inclusive, sua Conselheira.

A Medalha “Ruth Cardoso” foi institucionalizada através do Decreto de nº 53.721, de 24 de novembro de 2008 e será entregue todos os anos nas comemorações do Dia Internacional da Mulher.

O Conselho da Medalha, composto por quatro conselheiras além da presidência, recebe de todas as Conselheiras, sugestões de nomes ou entidades para serem galardoadas. Em seguida, reúnem-se, fazem a escolha dos homenageados e encaminham a proposta e uma breve justificativa ao governador José Serra, que, por Decreto, concede a medalha.

Da Secretaria de Relações Institucionais