SP homenageia personalidades com Medalha Ruth Cardoso

Evento acontece na próxima quarta-feira, 11, no MuBE

sáb, 07/03/2009 - 11h03 | Do Portal do Governo

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Conselho Estadual da Condição Feminina fará a entrega da medalha Ruth Cardoso a cinco personalidades que se destacaram na luta pelos direitos da mulher. O evento será na próxima quarta-feira, 11, às 19 horas, no MuBE (Museu Brasileiro de Esculturas), na capital.

Receberão as homenagens a Deputada Federal Luiza Erundina, Sônia Maria Pereira da Nascimento – Movimento GELEDES, Casa Isabel – entidade que acolhe e orienta mulheres em situação de violência, Maria Amélia de Almeida Teles – Movimento União de Mulheres do Brasil e coordenadora do Projeto Promotora Legais, e o Secretário Estadual da Justiça Dr. Luiz Antonio Guimarães Marrey.

A Medalha Ruth Cardoso

O Conselho Estadual da Condição Feminina completou, em 2008, seu Jubileu de Prata, 25 anos de existência. Para marcar a data, a Conselheira Elizabeth Russo Nogueira de Andrade sugeriu a criação de uma medalha que pudesse ser entregue a personalidades civis, militares e entidades que tivessem papel de destaque na luta pelos direitos da mulher; e que essa medalha levasse o nome de “Ruth Cardoso”. A aprovação foi unânime. O nome dado à medalha é homenagem a uma mulher que teve participação ativa nas lutas e conquistas femininas e na criação do próprio Conselho, tendo sido, inclusive, sua Conselheira.

A Medalha “Ruth Cardoso” foi institucionalizada através do Decreto de nº 53.721, de 24 de novembro de 2008 e, será entregue, todos os anos, nas comemorações do Dia Internacional da Mulher.

O Conselho da Medalha, composto por quatro Conselheiras, sob a presidência da Presidente do Conselho, recebe de todas as Conselheiras, sugestões de nomes ou entidades para serem galardoadas. Em seguida, reúnem-se, fazem a escolha dos homenageados e encaminham a proposta e uma breve justificativa ao governador José Serra, que, por Decreto, concede a medalha.

Serviço

Dia Internacional da Mulher com entrega da Medalha Ruth Cardoso

Data: Quarta-feira, 11 de março de 2009

Horário: 19h

Local: MuBE (Museu Brasileiro de Esculturas) – Av. Europa, nº 218 – Jardim Europa – São Paulo/SP

Informações: (11) 3221-6374

Da Secretaria de Relações Institucionais