SP ganha superlaboratório de análises para transplante

Unidade será referência para serviços transplantadores de todo o Estado e fará até 60 mil biópsias por ano

seg, 23/07/2012 - 15h45 | Do Portal do Governo

Pacientes e médicos do Estado ganharam um reforço de peso neste mês: um novo laboratório para análises patológicas de órgãos e tecidos utilizados em cirurgias de transplante. O serviço, entregue pela secretaria de Estado da Saúde, funciona no Hospital de Transplantes “Euryclides de Jesus Zerbini”, na capital paulista, e será referência para centros transplantadores do Estado e do País.

Com modernos equipamentos de captação eletrônica de imagem e microscópios altamente avançados, o laboratório agiliza a realização de biópsias de rim, fígado e medula óssea, avaliando assim a qualidade de órgãos e tecidos de possíveis doadores antes de um transplante ocorrer. A capacidade será de até 60 mil exames por ano e o investimento do governo foi de R$ 1 milhão.

Com uma equipe de médicos patologistas especializada em transplantes trabalhando na avaliação dos exames, o tempo médio de entrega destes resultados será reduzido de 15 para três dias, no caso dos pacientes já transplantados. “São Paulo ganha um moderno e avançado centro de biópsias que ajudará a salvar vidas, acelerando exames importantes para a realização de transplantes de órgãos e tecidos, acompanhamento de transplantados e diagnóstico precoce de câncer”, afirma Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

Do Portal do Governo do Estado