SP ganha programa de prevenção ao álcool nas escolas

Professores de escolas estaduais também participam de ação para prevenir o uso de álcool por menores de idade

seg, 24/10/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

As pastas da Saúde e da Educação definiram um programa específico de prevenção ao álcool nas escolas públicas estaduais. O objetivo da ação é conscientizar alunos e professores sobre os efeitos nocivos do consumo de bebidas alcoólicas pelos jovens, levando o tema para dentro das salas de aula.

A ação faz parte do programa estadual de combate ao álcool na infância e adolescência, que prevê ações para tratamento, educação e fiscalização do consumo indevido por álcool por adolescentes, além de abertura de novas clínicas de tratamento para dependentes químicos.

Os jovens, principais alvos deste programa estadual e merecem atenção especial. O Cratod (Centro de Referência em Tratamento de Álcool, Tabaco e Outras Drogas) detectou que 80% dos pacientes diagnosticados alcoólatras deram o primeiro gole antes dos 18 anos, parte deles muito jovens, com 11 ou 12 anos.

Uma das estratégias dessa ação é a capacitação de jovens para a implantação de projetos de prevenção do uso de álcool direcionados a seus colegas de escola. Esta comunicação entre pares, ou seja, de jovem para jovem, garante que o conteúdo e o formato da informação transmitida sejam de real interesse do público-alvo, aumentando, desta forma, as chances de sucesso da intervenção.

O programa foi dividido em duas fases e segue até 2012. Na primeira etapa, os professores estão recebendo orientações técnicas sobre o tema, com encontros coordenados por especialistas em adolescência, educação e prevenção.

Além disso, foram formados grupos de referência em 26 escolas selecionadas. Cada grupo é composto por um professor e 10 alunos do ensino médio. Os estudantes foram escolhidos pelos professores das escolas, e são consideradas lideranças positivas em relação ao tema, com habilidade para o desenvolvimento de intervenções, de prevenção e comunicação em suas escolas e comunidades.

Até novembro serão realizadas seis oficinas em cada escola, dirigidas ao grupo de referência coma temática de saúde, de comunicação e de planejamento de projetos de comunicação em prevenção.

Para a segunda fase estão previstas atividades como o lançamento de um site, um evento final de exposição de melhores práticas, encontro de pais, videoconferência e elaboração de material didático em prevenção para multiplicação.

“Nossa proposta é agir em várias frentes para evitar o consumo precoce de álcool entre crianças e adolescentes. Além de uma nova e mais dura legislação estadual sobre o tema e da expansão do tratamento para dependentes químicos, São Paulo investe também em prevenção, levando para as escolas a preocupação sobre os riscos do uso dessas substâncias por menores de idade”, afirma Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado.

Da Secretaria da Saúde