SP ganha programa de combate ao câncer hereditário

Instituto do Câncer do Estado de São Paulo inicia trabalho de aconselhamento a familiares

seg, 12/01/2009 - 9h56 | Do Portal do Governo

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo “Octavio Frias de Oliveira” decidiu criar um programa voltado à prevenção do câncer hereditário, quando a doença é causada exclusivamente por fatores genéticos. Trata-se de um ambulatório de aconselhamento para que os pacientes da unidade já diagnosticados com câncer saibam como agir com seus familiares próximos.

Sempre que há uma suspeita de câncer hereditário, profissionais do instituto recomendam ao paciente que alertem familiares próximos para a necessidade da realização de exames preventivos com mais freqüência. Se necessário, os próprios parentes são chamados para receber orientação no hospital. Assim, se a doença se manifestar, a pessoa poderá ser diagnosticado nos estágios iniciais, quando a resposta ao tratamento costuma ser melhor.

Apesar de a maior parte dos cânceres ocorrer por certas predisposições genéticas, associadas a fatores externos como tabagismo, alcoolismo, hábitos alimentares e exposição à radiação solar, cerca de 5% dos casos da doença, no entanto, são causados exclusivamente por hereditariedade.

Os cânceres de origem genética são causados por genes anormais, repassados dos pais ou mães para os seus filhos. Se uma pessoa nasce com algum desses genes alterados, não significa que ela certamente vai desenvolver o câncer. Significa apenas uma chance maior de ter a doença, em comparação com uma pessoa que não tem a mesma alteração genética.

Pacientes do instituto com história familiar de câncer ou que apresentam a doença na mama ou no intestino em idade muito precoce, são encaminhados pelo oncologista para avaliação no ambulatório. Uma série de perguntas é realizada para identificar a possibilidade e, identificada suspeita de câncer hereditário, o trabalho de aconselhamento para familiares é realizado.

Desde o início das atividades do ambulatório, mais de 300 pacientes já receberam orientações sobre cânceres de origem genética.“Esse trabalho é muito importante para evitar que pessoas com histórico de câncer na família adotem os devidos cuidados preventivos, realizando exames rotineiros para identificar a doença no estágio inicial, caso ela apareça, o que aumenta as chances de sucesso no tratamento”, afirma a oncologista Maria Del Pilar Estevez, coordenadora do ambulatório de oncologia clínica do Icesp.  (LM)

Da Secretaria da Saúde