SP ganha primeiro hospital público especializado em transplantes do País

Unidade terá capacidade para mais de 600 transplantes de rim, pâncreas, fígado, medula óssea e córneas por ano

ter, 15/06/2010 - 7h56 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 10h37)

A Secretaria da Saúde entregou nesta terça-feira, 15, na cidade de São Paulo, o primeiro hospital público especializado em transplantes de órgãos e tecidos do Brasil. O Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo Dr. Euryclides de Jesus Zerbini fica nas dependências do antigo Hospital Brigadeiro, na zona sul da capital. O local foi inteiramente reformado e modernizado, com investimentos de R$ 37,3 milhões entre obras e equipamentos.

A solenidade contou com as presenças do governador Alberto Goldman e do secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.”O hospital já está em pleno funcionamento. Já está fazendo transplantes desde o começo do ano. É o maior hospital de transplantes do Brasil”, afirmou o governador. 

Em seu discurso, Goldman destacou a importância da doação de órgãos. “Eu acho que o nível de consciência aumentou bastante. Por exemplo, não há mais fila para doação de córneas. Tem havido bastante doação deste órgão e os hospitais têm atendido esse transplante. Acho que as pessoas estão tendo uma consciência muito clara de que há um nível de solidariedade. Quando você perde um ente querido, você procura aproveitar aquilo que é possível, para melhorar a vida de outras pessoas, que podem ter sua vida preservada se você tiver um transplante”, disse.

O hospital

O hospital tem capacidade instalada para a realização de até 636 transplantes anuais, dos quais 200 de córneas, 240 de rim, 48 de pâncreas, 100 de fígado e 48 de medula óssea. O trabalho envolve cerca de 80 médicos, entre transplantadores, intensivistas, nefrologistas, hematologistas e infectologistas. Ao todo são nove salas cirúrgicas e 153 leitos de internação, dos quais 21 de UTI, e 35 consultórios para acompanhamento ambulatorial dos pacientes.

Além de transplantes, o hospital também será referência para outros serviços de saúde de alta complexidade em áreas como hematologia, oftalmologia, urologia e neurocirurgia. A Secretaria irá destinar cerca de R$ 45 milhões neste ano para custeio das atividades no hospital e do centro de Referência em Saúde do Homem, localizado no prédio anexo.

Ainda neste mês o hospital também deverá ter um super-laboratório de anatomia patológica que será referência nacional para biópsias de rim, com objetivo de avaliar a qualidade dos órgãos de doadores e realizar o acompanhamento dos pacientes transplantados. Uma central 24 horas irá funcionar no local, podendo emitir laudos à distância para centros de saúde e hospitais de todo o Brasil, a partir do encaminhamento das lâminas pelas unidades solicitantes.

“Transformamos esta unidade em um hospital especializado de altíssima complexidade, com equipe extremamente especializada e ênfase nas cirurgias para transplantes de órgãos e tecidos, que certamente será referência para todo o Brasil”, afirmou o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Da Secretaria da Saúde