SP ganha primeiro centro especializado em vacinação para dependentes de drogas

Unidade da Secretaria de Estado da Saúde na Cracolândia ainda terá tratamento odontológico exclusivo

ter, 24/04/2007 - 11h47 | Do Portal do Governo

São Paulo ganha nesta terça-feira, 24, o primeiro centro de vacinação exclusivo para dependentes de drogas. A unidade da Secretaria de Estado da Saúde fica no centro da capital, na região da Cracolândia. Também tem espaço para tratamento odontológico especializado.

A iniciativa da Secretaria quer garantir vacinação para os dependentes, que fazem parte do chamado grupo de risco de algumas doenças. A imunização contra hepatite B, por exemplo, que seguindo as normas do SUS é para pessoas com até 19 anos, não terá limite de idade no novo posto.

A Secretaria resolveu implantar o novo serviço no Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod), considerado referência em atendimento para todo o Brasil. Lá são realizados cerca de 110 mil atendimentos por ano.

O atendimento odontológico será também voltado para os dependentes, que muitas vezes sofrem do chamado “transtorno de conduta”, ou seja, não aderem a tratamento e maltratam os profissionais. No Cratod os atendentes serão treinados para esse tipo de reação. Poderão passar por consulta e, se houver necessidade, por tratamento.

“É importante que os usuários de drogas tenham este respaldo e que se protejam contra doenças perigosas. Queremos até mesmo que ‘novos’ pacientes compareçam, conheçam o posto e passem a se tratar no Cratod”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A vacinação no Cratod acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na rua Prates, 165 – Bom Retiro. 

Da Secretaria da Saúde