SP ganha primeiro ambulatório para travestis e transexuais do país

Centro, inaugurado nesta terça, 9, terá profissionais especializados para atender esses grupos sociais

ter, 09/06/2009 - 9h16 | Do Portal do Governo

São Paulo ganha o primeiro ambulatório de saúde do Brasil dedicado exclusivamente a travestis e transexuais. A Secretaria da Saúde inaugurou nesta terça, 9, um centro com profissionais especializados, preparados para lidar com as dificuldades e demandas específicas desses grupos sociais. O evento teve a participação do governador José Serra e dos secretários da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, e da Justiça, Luiz Antonio Marrey.

O ambulatório, que terá capacidade para 300 atendimentos por mês, dará assistência integral a travestis e transexuais e contará com atendimento especializado em urologia, proctologia e endocrinologia (terapia hormonal),  avaliação e encaminhamento para implante de próteses de silicone e cirurgia para redesignação sexual.

As demandas foram estabelecidas com base nas solicitações mais recorrentes observadas nos serviços de saúde e apontadas também pelos movimentos sociais que atuam no setor. “Essa é uma comunidade que precisa desesperadamente de um atendimento integral de saúde e eles vão receber isso”, afirmou o governador José Serra.

O centro deverá se tornar uma referência para a saúde pública no país. Para isso, irá elaborar protocolos clínicos, desenvolver e avaliar tecnologias e modelos assistenciais e promover atividades integrando movimentos sociais. Será também um local de treinamento para profissionais de saúde nessa área de atuação. “Essa é a base, o que dá sustentação para à ideia que hoje estamos transformando em prática aqui nesse centro”, destacou Serra durante o evento.

A orientação sexual e a identidade de gênero são fatores determinantes para a saúde, não apenas por implicarem em práticas sexuais e sociais específicas, mas também porque podem significar o enfrentamento cotidiano de preconceitos e violações de direitos humanos. “Trabalhamos para todos e para todas. Eles são considerados cidadãos e, portanto, devem merecer serviços públicos e devem ser defendidos da discriminação e das agressões”, completou Serra.

“Com o novo ambulatório, os travestis e transexuais terão um lugar onde eles podem ter a certeza e a tranqüilidade de que não serão discriminados de maneira nenhuma. E que encontrarão uma equipe 100% preparada para atendê-los. É um estímulo para que eles possam cuidar melhor da saúde. Há um ganho para todos. Só quem perde é o preconceito”, considerou o Secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. 

O ambulatório ficará localizado no Núcleo de DST do CRT/Aids e estará aberto de segunda a sexta, das 14h às 20h. O CRT/Aids fica na rua Santa Cruz, nº 81, na Vila Mariana, São Paulo.

Da Secretaria da Saúde