SP ganha novo hospital em Américo Brasiliense

Unidade passa a ser referência de atendimento na região de Araraquara

sex, 18/04/2008 - 16h56 | Do Portal do Governo

Os moradores de Américo Brasiliense e da região de Araraquara ganharam, nesta sexta-feira, 18, mais uma opção oferecida pelo Governo do Estado para atendimento médico. O governador José Serra inaugurou, no final desta tarde, o Hospital Estadual Américo Brasiliense, o quinto a ser entregue aos paulistas desde janeiro de 2007.  

“Será um hospital referência nas áreas de clínica médica e doenças infecciosas. Este não será um hospital apenas para Américo Brasiliense, será um hospital para toda a região”, destacou o governador José Serra em discurso.

A nova unidade conta com uma área de 54 mil metros quadrados e passa a ser referência na região para atendimento de moléstias infecto-contagiosas e clínica médica.

Com um investimento em obras de R$ 43,6 milhões, o novo hospital tem 130 leitos, centro cirúrgico com três salas, centro de diagnóstico por imagem e um Ambulatório de Especialidades Médicas, com 17 consultórios. Do total de leitos, dez são de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 120 de internação.

Os atendimentos começam a ser realizados em maio. Na primeira fase, vai atender pacientes com doenças infecto-contagiosas, em regime de internação. Serão disponibilizados 20 leitos. Em junho, está previsto o funcionamento de clínica médica e UTI, e em agosto, serão inaugurados os leitos cirúrgicos. Até o início do ano que vem, a unidade irá atender com sua capacidade total.

O hospital ganhará um moderno Centro de Diagnóstico por Imagem com equipamentos de Raio-X, ultra-som, densitometria óssea e mamógrafo.

Com nova unidade, continua em operação o Hospital Nestor Goulart Reis. Especializado em Tuberculose e referência nesse tipo de atendimento desde 1958, conta com 100 leitos de internação e será reformada a partir de maio.

O gerenciamento do Américo Braziliense ficará a cargo da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Unesp) de Botucatu, sob contrato de gestão, implantado pelo governo paulista desde 1998. Com essa parceria, Com a parceria, através da faculdade de medicina de Botucatu, o hospital será o primeiro do Estado a dispor de um centro especializado no tratamento de doenças infecciosas.

“É aqui que estamos carinhosamente chamando de Emílio Ribas do interior”, disse o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, fazendo referência ao hospital de especialidade semelhante na capital. “A população da região vai contar com mais um serviço de saúde de qualidade”, completou Barradas. O hospital fica na Alameda Aldo Lupo, 1.260 – Vista Alegre.

Leia também:

Região de Araraquara ganha AME, Poupatempo e recuperação de rodovias

Manoel Schlindwein com Secretaria da Saúde

C.M.