SP ganha manual sobre combate ao câncer de mama

Publicação será distribuída em hospitais que possuem tratamento oncológico

ter, 06/10/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo ganhou um manual sobre combate ao câncer de mama. A publicação é dividida em quatro fascículos e será distribuída em todos os hospitais que possuem tratamento oncológico no Estado, sejam eles públicos ou privados. O material é resultado de uma parceria da Secretaria de da Saúde com o Instituto Arte de Viver, e tratará de todas as etapas que envolvem a doença, desde a prevenção até o processo de recuperação. 

Durante o evento de lançamento, nesta terça, 6, foram apresentados também o novo portal do Instituto Arte de Viver Bem e uma campanha voltada para o combate ao câncer de mama.

Um dos objetivos do manual é conscientizar as mulheres sobre a importância das atividades físicas durante a recuperação. “Com a minha própria experiência, após cinco anos de tratamento, senti que poderia contribuir e mostrar que o exercício físico colabora na recuperação, uma vez que ajuda a resgatar a auto-estima perdida quando a mama é retirada”, afirma a jornalista e Relações Públicas, Valéria Baraccat, fundadora do instituto. Cada um dos fascículos do manual terá uma tiragem de 20 mil exemplares. 

“A informação é uma das principais armas de combate ao câncer de mama. Esse material é um enorme passo no sentido de manter as mulheres atentas sobre os meios de prevenir a doença e conscientes sobre todas as possibilidades de recuperação”, diz Edmur Pastorelo, diretor da Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp). O desenvolvimento da campanha e da cartilha foi realizado em uma parceria do instituto com as agências MaxxCoom e da Energy. 

Com apenas três meses no ar e lançado com mais de 100 páginas, o portal do Instituto Viver Bem (www.artedeviverbem.com.br) passa por um processo de renovação para o seu novo lançamento. O novo portal será mais interativo e dará maior visibilidade às causas e projetos da instituição. 

Da Secretaria da Saúde