SP ganha espaços para educação ambiental de crianças

Programa Criança Ecológica estréia novos projetos na capital e no interior

dom, 31/05/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Meio Ambiente vai inaugurar três novos espaços destinados ao ensino de conceitos e práticas ambientais para crianças no Estado de São Paulo. O Programa Criança Ecológica vai começar a atuar no Jardim Botânico, na capital, e nas cidades de Ribeirão Preto e Sorocaba.

A expansão das unidades do programa faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente, realizada entre os dias 1º e 5 de junho.

Na próxima segunda-feira, 1º de junho, será inaugurado o espaço Verde Vivo no Jardim Botânico de São Paulo. A cerimônia está marcada para começar às 10h30. Este é o quarto projeto do Programa a entrar em funcionamento em 2009.

Na quinta-feira, 4, a Pasta lança a proposta em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Preto, às 10h, na Escola Municipal Alfeu Luis Gasparini – o colégio piloto da idéia. A prefeitura implantará cinco unidades do Criança Ecológica: o Parque Luís Roberto Jabali (Curupira) e o Parque Ecológico Angêlo Rinaldi (Horto Municipal) terão como tema a flora; o Parque Guarani mostrará a importância da água com foco no Aqüífero Guarani; o Bosque e Zoológico Municipal trabalhará os temas de fauna e flora; e a Estação de Tratamento de Esgoto vai expor os problemas da poluição.

No mesmo dia, às 15h, o projeto Criança Ecológica será inaugurado no Colégio Professor Duljara F. de Oliveira e vai atender a 16 escolas municipais. A cidade terá três unidades do projeto: Parque da Biquinha (agenda cinza), Parque Água Vermelha (agenda azul) e Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros (agenda verde).

Nas duas cidades, as prefeituras assumem os custos com implantação e manutenção do projeto, enquanto que o Governo de São Paulo fornece o conteúdo pedagógico.

Programa Criança Ecológica

Lançado em março de 2009 pelo Governo do Estado, o Programa Criança Ecológica tem como meta sensibilizar e despertar nas crianças atitudes capazes de contribuir com a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente.

Agendas ambientais, determinadas por cores e temas – Azul, água, Verde, fauna e flora, Cinza, poluição, e Amarela, aquecimento global e educação para a vida – são os trajetos para interação com as atividades ambientais.

Cinco espaços na capital Paulista – no Parque Villa Lobos, no Parque Ecológico do Guarapiranga, na Fundação Parque Zoológico de São Paulo, no Jardim Botânico e no Pomar Urbano – foram escolhidos para colocar “a meninada” em contato com a natureza e com os ensinamentos ambientais.