SP ganha 1ª rede de diagnóstico por imagem da América Latina

Serviço receberá em 18 segundos imagens de exames feitos em hospitais e encaminhará laudos online assinado por radiologistas

ter, 13/10/2009 - 12h34 | Do Portal do Governo

Atualizado às 18h

O governador José Serra inaugurou nesta terça-feira, 13, a primeira rede de diagnóstico por imagem da América Latina, na zona sul da capital. O Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), da Secretaria da Saúde, reunirá tecnologia de ponta e médicos de plantão 24 horas para receber imagens em tempo real e emitir rapidamente laudos online dos exames encaminhados por hospitais e centros de saúde estaduais. Também participou da cerimônia de entrega o Secretário Estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas.
 
A nova rede, que terá capacidade para processar até 15 milhões de exames por ano, contará com o sistema Pacs (Picture Archiving Communications System). Trata-se de um sistema de aquisição, armazenamento e distribuição de imagens digitalizadas de exames médicos, que foi integrado aos hospitais e também a uma central informatizada, onde radiologistas estarão de prontidão para recebê-las e emitir o laudo, à distância, via rede de computadores.

“Essa é uma medida tecnologicamente revolucionária. É a primeira no Brasil e a primeira na América Latina. Nós estamos abrindo um caminho para o futuro quando até cirurgias vão poder ser orientadas pela internet, a partir de centros altamente especializados”, disse o governador José Serra. “O benefício é a maior rapidez e a maior segurança quanto aos resultados”, completou.

Foram investidos cerca de R$ 12 milhões na implantação do serviço, com aquisição de 300 monitores de alta definição, 57 antenas para transmissão das imagens por ondas de rádio, central de monitoramento e novos equipamentos como tomógrafos, ressonâncias magnéticas, ultra-sons e raios-x portáteis para os hospitais, além de mobiliários e adequação do espaço físico onde o Sedi foi instalado. “Até 2011, nós vamos ter 50 hospitais integrados e vamos aumentando pouco a pouco ao longo desse período”, adiantou o governador.
 
Assim que o paciente passar por exame de imagem em um hospital estadual, seja de ressonância, tomografia, raio-x ou mamografia, a imagem será encaminhada em até 18 segundos para a central, e o laudo assinado pelo radiologista será encaminhado no prazo de 30 minutos, em média, para a unidade solicitante. O sistema, inteligente, dará prioridade aos resultados de exames considerados de urgência. Também serão arquivadas as imagens de exames de endoscopias, ecocardiografias e ultra-sonografias realizadas nos hospitais.      
 
Cerca de 50 radiologistas foram contratados para a implantação da rede. Uma parte deles ficará na central de laudos e a outra irá trabalhar na realização de exames que demandam a presença do médico especialista in loco, como os ultra-sons, endoscopias e ecocardiogramas.
 
Além de ficarem arquivadas no Sedi, as imagens poderão ser acessadas em qualquer lugar do hospital, seja na emergência, ambulatório, enfermaria ou UTI. Assim, os médicos terão acesso rapidamente ao histórico de exames realizados pelos seus pacientes, junto aos monitores conectados à rede que estarão espalhados pelas unidades de saúde.
 
O novo serviço traz vantagens a pacientes e profissionais de saúde porque agiliza a entrega de laudos assinados por especialistas, permitindo um diagnóstico mais preciso. Assim, se o usuário passar por uma tomografia de urgência mas o hospital não tiver um radiologista de plantão, bastará encaminhar a imagem via rede para receber, em pouco tempo, o resultado.
 
Além disso, o sistema de digitalização de exames dispensa o uso de filmes para impressão, evitando eventuais extravios, permitindo o acesso on-line das imagens nos hospitais e ao histórico de cada paciente.
 
“Trata-se de uma verdadeira revolução na saúde pública, que irá agilizar o resultado dos exames, com imagens em alta resolução e diagnósticos rápidos. A nova rede traz o que há de mais moderno em tecnologia da informação em benefício da medicina e dos usuários do Sistema Único de Saúde”, finalizou o governador José Serra.
 
A rede de diagnóstico por imagem foi implantada, inicialmente, nos hospitais estaduais do Grajaú e Pedreira, na capital, e Itapevi, na Grande São Paulo, além dos AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) de Interlagos, Jardim dos Prados e Carapicuíba, e do Centro de Referência do Idoso da Zona Norte. Ainda neste ano deverão ser incluídos os hospitais estaduais do Mandaqui, Carapicuíba e o AME de Itapevi.
 
O Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem fica na avenida Nossa Senhora do Sabará, 234, Santo Amaro.
 
Da Secretaria da Saúde