SP fornecerá medicamentos para 400 mil índios de todo o País

Iniciativa é resultado de convênio entre a Fundação para Remédio Popular e a Fundação Nacional de Saúde

qua, 03/10/2007 - 11h13 | Do Portal do Governo

Antitérmicos, antibióticos, cardiotônicos, broncodilatadores, vitaminas e sais minerais são os medicamentos que a Secretaria Estadual da Saúde fornecerá para índios brasileiros. A população indígena do Brasil está estimada em 400 mil pessoas. A iniciativa é resultado da parceria entre a Fundação para o Remédio Popular (Furp), laboratório oficial do governo paulista, e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Nos próximos seis meses, a Furp entregará aproximadamente 1,3 milhão de unidades farmacêuticas para a Funasa, que ficará encarregada de distribuir os remédios nas aldeias. “Essa parceria é muito importante para ampliar o acesso dos povos indígenas a medicamentos, fortalecendo a política de saúde pública nesse segmento específico”, afirma o superintendente da Furp, Ricardo Oliva.

Furp

Maior laboratório público do Brasil, a Furp produz cerca de 80 medicamentos, totalizando 2,6 bilhões de unidades farmacêuticas por ano. Seus medicamentos são distribuídos por Unidades Básicas de Saúde, hospitais, entidades filantrópicas e sindicatos, entre outras instituições.

Em 2006, a Furp bateu recorde histórico de produção, com 2,5 bilhões de unidades e faturamento de R$ 181 milhões. O laboratório produz medicamentos básicos para o Programa Dose Certa, do governo paulista, além de outros destinados a programas específicos do Ministério da Saúde. Atualmente, o laboratório tem cerca de 5 mil clientes em sua carteira.

Da Secretaria Estadual da Saúde

(I.P.)