SP forma alunos em curso de reparo e manutenção de bicicletas

“Pedalando e Aprendendo” dá curso profissionalizante a estudantes do Ensino Médio

seg, 21/12/2009 - 14h42 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, 21, mais de 660 alunos do curso de reparo e manutenção de bicicletas do Projeto Pedalando e Aprendendo, do Fussesp (Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Cultural e Social do Estado de São Paulo), recebem certificado de formação.

Em convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o programa oferece curso profissionalizante para estudantes do Ensino Médio. Nele, alunos com mais de 16 anos têm acesso a conceitos básicos de mecânica, noções de cidadania, ética e empreendedorismo. “O que estamos fazendo com esse trabalho são crianças melhores para o futuro”, disse a presidente do Fussesp, Monica Serra.

Pedalando e Aprendendo

O projeto “Pedalando e Aprendendo” desenvolvido pelo FUSSESP, tem como objetivo incentivar a freqüência e o desempenho escolar de crianças de 11 a 14 anos por meio da doação de bicicletas para alunos do ensino fundamental da rede pública e promover oportunidades de geração de renda para alunos do ensino médio.

O curso desenvolvido pelo SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, capacita estudantes na montagem, manutenção e reparo de bicicletas e terá a duração de 100 horas. Após a conclusão do curso, todos os jovens receberão certificado do SENAI.

A doação de bicicletas facilita o acesso à escola dos alunos que vivem em comunidades com déficit de transporte público.

A condição para que os jovens participem da capacitação e as crianças recebam a bicicleta é que estejam matriculadas em escolas públicas com freqüência comprovada.  Durante o curso os jovens também terão noções de cidadania, ética e empreendedorismo”.

O Programa segue os critérios adotados pela Secretaria da Estadual da Educação para a seleção dos alunos. “O primeiro critério foi faixa etária de 14 a 17 anos, o segundo renda familiar de até dois salários mínimos e, por último, alunos com freqüência alta nas escolas”.

Além de aprender a montar bicicletas, os jovens recebem noções de cidadania e Empreendedorismo, com o padrão de capacitação do Senai. “Os meninos saem do curso com condições de montar uma micro-empresa ou mesmo uma cooperativa entre eles”.

O Pedalando e Aprendendo já foi desenvolvido em Santos, São Vicente, Caçapava e Rio Claro será estendido a todas as cidades com capacidade de construção de ciclovias como forma, também de reduzir a poluição e amenizar os problemas de trânsito.

De acordo com a presidente do FUSSESP, a Secretaria de Esportes e Turismo está construído ciclovias em todas os municípios onde esse tipo de transporte seja possível. Pensando nisso, estamos preparando jovens que possam atender a essa demanda que ao que tudo indica será crescente.

Do Portal do Governo de São Paulo