SP fecha o cerco contra comércio de madeira ilegal da Amazônia

Fiscalizações em depósitos de madeira foram realizadas hoje em Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto e Araçatuba

qua, 12/12/2007 - 13h38 | Do Portal do Governo

A Operação Primavera de combate à comercialização de madeira procedente da região amazônica, com documentação irregular, foi intensificada nesta terça-feira (11/12) pela Polícia Militar Ambiental e técnicos do Instituto Florestal, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA). Foram autuadas oito madeireiras nos municípios de Campinas, Sorocaba, Araçatuba e Ribeirão Preto.

O balanço parcial da Operação contabilizou 525 toneladas de madeira apreendidas. Um caminhão procedente do Pará com destino a Naviraí (Mato Grosso do Sul) também foi apreendido quando descarregava em Sorocaba, sem que a documentação o permitisse. O total de multas arbitradas até o fechamento parcial da Operação, no início da noite de hoje, é de R$ 470.300,00. O trabalho de apuração das apreensões continua amanhã.

O secretário Xico Graziano acompanhou a Operação e anunciou a criação de um cadastro das madeireiras. O cadastro será voluntário e permitirá a emissão pela Secretaria do Meio Ambiente de um selo de qualidade para as empresas que apresentarem regularidade nos estoques e documentação.

A partir de janeiro as operações serão intensificadas e ganharão uma nova ferramenta. A identificação da madeira será feita “on line”, o que permitirá a multiplicação do trabalho dos técnicos do Instituto Florestal, que operarão a partir de um terminal de computador
 
Da Secretaria do Meio Ambiente

C.M.