SP faz semana de arrastão para remover criadouros de dengue

Ações irão mobilizar cerca de 20 mil agentes no Estado a partir da segunda, 17

sex, 14/11/2008 - 11h23 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde promove de 17 a 22 de novembro uma semana especial de atividades para combater a dengue. Cerca de 20 mil agentes foram mobilizados para a Semana Estadual de Combate à Dengue, em parceria com os municípios, para realizar uma intensa varredura pelo Estado e remover possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O objetivo é alertar a população paulista e evitar que a dengue retorne com força no verão.

Na capital paulista cerca de 60 integrantes do Esquadrão Anti-Dengue da Secretaria estarão no bairro do Ipiranga a partir das 8h30 da segunda-feira, 17, para um verdadeiro arrastão. Eles fazem parte de uma equipe especial da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), órgão da Secretaria, que auxilia os municípios no controle da dengue. Em parceria com a Prefeitura de São Paulo serão realizadas visitas casa a casa, distribuição de panfletos, vistoria de terrenos, cata-bagulho, instalação de toucas em caixas d’água e orientação da população.

Por todo o Estado estão programadas diversas atividades, com foco principal para a remoção dos chamados materiais inservíveis, como latas, frascos, garrafas, plásticos, entulhos e pneus velhos, que podem servir de “abrigo” para o mosquito da dengue. Haverá, ainda, panfletagens, pedágios, teatros, oficinas, palestras e outras atividades para prevenir a proliferação do mosquito, evitando que os paulistas sejam infectados pelo vírus da dengue no próximo ano.

Cerca de 500 cidades paulistas foram mobilizadas para a semana estadual. O tipo de atividade de cada município foi definido pelas secretarias municipais de saúde, conforme as necessidades locais. Alguns municípios já desencadearam as ações no início de novembro, e outras farão atividades até o final deste mês.

“Esse é um trabalho fundamental de mobilização para que o Estado de São Paulo consiga conter a dengue durante o período de calor e de chuvas. Com o apoio da população esperamos vencer mais uma batalha na guerra contra o mosquito”, afirma o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Ao longo do inverno e primavera a Secretaria apoiou os municípios no trabalho de remoção de larvas e ovos do Aedes aegypti e em ações para eliminar o mosquito adulto em locais houve transmissão da dengue no período de frio. Cerca de 1,1 mil agentes foram contratados pelo governo do Estado para a Operação de Inverno. Usuários de celular receberam 4 milhões de torpedos por celular com mensagens de alerta de combate à dengue, e seis milhões de panfletos foram distribuídos à população.

De janeiro a outubro foram registrados no Estado 7.165 casos de dengue, o que representa uma queda de 92,1% na comparação com o mesmo período de 2007, quando houve 90.353 ocorrências nos municípios paulistas.

O ponto de encontro da ação do Esquadrão Anti-Dengue nesta segunda-feira será na praça Alfredo José Soares, nas proximidades da rua Dr. Pinto Nazário, Jardim Botucatu, zona sul da capital, perto do Zoológico.

Da Secretaria da Saúde