SP faz pesquisa para melhorar atendimento do transporte público

Uma delas visa assegurar mais comodidade do embarque no horário de pico

sex, 09/11/2007 - 20h57 | Do Portal do Governo

O governador José Serra anunciou no final da tarde desta sexta-feira, 9, uma série de medidas que garantirão maior conforto no cotidiano de 4,5 milhões de pessoas que usam o sistema de transporte das empresas públicas do Estado – Metrô, CPTM e EMTU. Entre elas, a criação de operações de emergência com aumento no efetivo de seguranças para assegurar mais comodidade no embarque em dez estações da CPTM e do Metrô com maior fluxo de pessoas em horários de pico.

A iniciativa foi tomada com base numa pesquisa feita por cerca de 300 dirigentes das três empresas de transporte público do Estado. Esses profissionais estiveram em pontos estratégicos com um propósito: ouvir as principais reivindicações do usuário do sistema de transporte para implementar ações que garantam maior conforto no cotidiano.

“Com esses dirigentes nas ruas, haverá uma noção maior, porque todos estão tendo contato direto com a população. Temos que melhorar e por isso estamos ouvindo os usuários”, afirmou o governador, após uma visita a Estação Paraíso do Metrô. “Queremos maior capacidade de transporte, mais conforto, melhores estações e mais segurança”, completou.

Serra reiterou que o processo que garantirá a maior compra de trens já realizada na história de São Paulo, desde a inauguração da linha 1 do Metrô em 14 de setembro de 1974, continua. Por meio de uma concorrência internacional, o governo de São Paulo vai adquirir 17 novos trens para o Metrô e outras 40 composições para a CPTM num investimento que ultrapassa a casa dos R$ 5 bilhões. Com a chegada dos trens anunciados pelo governador, o crescimento da frota ferroviária chega a 44% no caso da CPTM. No do Metrô, será de 43%.

Além disso, outros 14 trens serão incorporados ao sistema de transporte sobre trilhos na Linha 4 do Metrô, com aquisição feita pelo Consórcio Via Amarela. O cronograma de compra estabelece ainda que 28 novos trens começam a operar nos próximos meses, conforme contratos assinados no passado. Com isso, sobe para 99 o número de trens a serem entregues até 2010, na gestão do governador Serra.

Segurança na plataforma

Baseada em experiências do Metro de Paris, São Paulo iniciou processo para contratação de empresa que vai fornecer portas automáticas nas plataformas. O sistema permitirá maior segurança aos usuários. “São portas que ficam alinhadas com as composições e se abrem automaticamente quando o trem chega. Isso coloca fim ao risco da queda”, explicou Serra.  Outra informação do governador Serra é que o processo de revitalização das linhas F (Brás – Calmon Viana), linha E (Luz -Estudantes), D (Luz – Rio Grande da Serra), da CPTM, permanece.

O secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luis Portella, disse que o resultado da pesquisa realizada nesta manhã em dois horários saíra em 20 dias. “Ela vai permitir que possamos planejar melhor nossas ações”, frisou o secretário. Ele disse ainda que o Governo do Estado começa nas próximas semanas a instalar mais direcionadores de fluxo nas estações para diminuir o tumulto nas plataformas.

Cleber Mata

(I.P.)