SP faz Mutirão Verde na sexta-feira

Evento faz parte das comemorações do Dia da Árvore e do início da primavera

ter, 18/09/2007 - 17h36 | Do Portal do Governo

Na sexta-feira, 21, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente convida a população a participar do Mutirão Verde, dentro das comemorações do Dia da Árvore e início da primavera. Será a primeira grande ação do programa Mutirões Ambientais, um dos 21 projetos ambientais estratégicos lançados em abril pelo governo do Estado.

Florestas e áreas verdes têm um papel essencial na manutenção do equilíbrio ecológico e climático do planeta, na produção do oxigênio que respiramos, nos alimentos que consumimos, na água que bebemos e nas diversas formas de recreação e lazer. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, sensibilizar as pessoas para a questão e incentivar posturas positivas perante as florestas e o verde nas cidades é uma das formas de fazer as pessoas tomarem consciência dessa importância e se engajarem em ações de preservação.

“Muitas dessas questões ambientais tem como solução a mudança de atitude das pessoas em relação ao meio ambiente e aos recursos naturais. Neste primeiro mutirão buscamos a valorização da vegetação na vida das pessoas”, diz Maria de Lourdes Freire, coordenadora de Educação Ambiental, responsável pelo projeto estratégico dos Mutirões Ambientais.

Maria de Lourdes explica que o objetivo do Mutirão Verde é fazer com que as pessoas pensem pelo menos naquele dia na vegetação. “As pessoas costumam passar perto das árvores e nem sequer as notam. Só percebem quando tem um calor muito forte e sentem a mudança imediata do clima quando estão embaixo da árvore”, diz.

Plantar e cuidar

A coordenadora ressalta que é importante plantar muitas árvores, mas que os cuidados com a preservação e a valorização do verde vão muito além da atividade: “Muita gente planta, mas não trata. Uma muda de árvore necessita de três ou quatro anos sendo cuidada para conseguir se desenvolver sozinha. Um erro comum é o plantio de árvores sem atentar para qual é a espécie mais indicada para as condições disponíveis. É um ser vivo que não sabe buscar água sozinho”.

Outra recomendação é observar atentamente o local do plantio para que quando a árvore cresça não comece a competir com equipamentos públicos, espaço das calçadas e fiação elétrica.

Para ela, não há desculpas para não preservar o meio ambiente: “Se você não tem espaço para plantar uma árvore, cultive em um vaso; se não for possível, que pelo menos não jogue bitucas de cigarros nas plantas. As pessoas podem também vestir verde porque é uma cor que remete a paz, que diminui o stress ao simples olhar”.

Segundo a coordenadora, muitas pessoas ainda não têm a dimensão das conseqüências da não preservação da vegetação. “A semente do palmito juçara já ameaçado de extinção alimenta 65 espécies animais que só ocorrem na Mata Atlântica. Uma vez extinta a semente, todas estas espécies também serão extintas”, exemplifica.

Envolvimento da sociedade

O projeto conta com uma página na internet (www.ambiente.sp.gov.br/mutiraoverde) em que os interessados podem conhecer as ações previstas, assim como cadastrar os eventos que irão promover nesta sexta-feira.

Escolas, organizações não-governamentais, empresas e associações podem divulgar suas ações. “O espaço é importante para que todo mundo possa ter uma visualização imediata dos preparativos de cada cidade e possa se inspirar e se engajar”, esclarece Maria de Lourdes.

O principal meio de divulgação do projeto é a internet. “Trabalhamos de forma que seja possível imprimir o menor número de material de divulgação. Não poderíamos nos contradizer distribuindo papel, o que significa a derrubada de árvores”, ressalta.

O site do Mutirão Verde disponibiliza material para download para que cada comunidade produza o material na quantidade correta, evitando desperdícios. No espaço virtual, o internauta pode encontrar arquivos para fazer caderno, folheto, bandana, camiseta, além de dois manuais técnicos de arborização urbana e de poda.

Concurso cultural

A Secretaria do Meio Ambiente promove no site do Mutirão um concurso cultural. Os interessados podem enviar frases sobre o verde. As cem melhores frases serão premiadas com ingressos para visitar o Jardim Zoológico.

A promoção é válida até 30 de setembro. O resultado será divulgado a partir do dia 15 de outubro no próprio site.

Próximos passos

Maria de Lourdes revela que sua equipe já trabalha para a realização de novos mutirões. O próximo previsto é para março de 2008, com ações de conscientização para racionalização do uso de água e reuso, captação e preservação dos mananciais.

Há projetos para promover atividades de mobilização para reduzir o uso da sacola plástica, eliminar as queimadas e explicar como os cidadãos podem colaborar com a diminuição dos resíduos sólidos, área que envolve o tratamento do lixo, reciclagem e reaproveitamento de diferentes materiais.

Um mutirão de consumo sustentável também foi planejado. O cidadão terá a oportunidade de aprender a exercer seu poder de compra, fazendo opções por produtos que não agridam o meio ambiente.

Regina Amábile

(I.P.)