SP faz licitação para mais oito estações de tratamento de esgotos

Programa Água Limpa permite tratamento de 100% dos esgotos domésticos

sex, 17/07/2009 - 19h30 | Do Portal do Governo

O Governo iniciou na quarta-feira, 15, o processo de licitação para elaboração dos projetos executivos para a construção de estações de tratamento de esgotos em 8 municípios do interior: Bom Jesus dos Perdões, Caiuá (sede do município), Capivari, Cordeirópolis, Estiva Gerbi, Itirapina (bairro Broa), Santa Rita do Passa Quatro e São Pedro do Turvo (bairro Água Suja).

As obras serão realizadas pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e fazem parte do programa “Água Limpa”, que implanta sistemas de tratamento de esgotos domésticos por lagoas de decantação em municípios com até 30 mil habitantes não atendidos pela SABESP. O sistema permite o tratamento de 100% do esgoto doméstico do município, contribuindo para a despoluição dos mananciais e para a qualidade de vida da população.

O superintendente do DAEE, Ubirajara Tannuri Felix, destaca que o benefício não se restringe ao município onde o projeto é implantado, mas abrange toda a bacia hidrográfica em que ele está localizado, com impacto direto na redução da mortalidade infantil e da disseminação de doenças. O projeto também proporciona melhoria dos recursos hídricos, com a consequente redução dos custos no tratamento da água destinada ao abastecimento público.  

“Com o programa Água Limpa, o Governo e os municípios parceiros dão uma demonstração de que a soma de esforços contribui para a preservação dos recursos hídricos e beneficia amplas parcelas da população”, afirma.

O Programa Água Limpa já entregou 51 estações de tratamento de esgotos em 48 municípios, beneficiando mais de 430 mil habitantes. Atualmente, o DAEE está construindo 53 ETEs em 52 municípios; e firmou convênios com mais 29 municípios para a construção de mais 33 ETEs. No total, esse conjunto de obras representa um investimento de R$ 181 milhões, beneficiando 1,5 milhões de pessoas.

Além das obras em andamento, o DAEE está investindo R$ 5 milhões na elaboração dos projetos executivos para um conjunto de 38 Estações de Tratamento de Esgotos em 33 municípios do interior paulista.

Do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE)