SP faz encontro de voluntárias que atuam na área da saúde

Voluntária mais idosa do Estado, de 92 anos, foi homenageada

qua, 23/09/2009 - 14h26 | Do Portal do Governo

(atualizado às 21h30)

O governador José Serra participou na quarta-feira, 23, no Palácio dos Bandeirantes, do 1º Encontro de Confraternização das Voluntárias da Saúde. Ao todo, foram reunidas cerca de 1.500 voluntárias. Estiveram presentes também a presidente do Voluntariado do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, Zuleica Oliveira, e o secretário adjunto da Saúde, Nilson Paschoa.

Durante o evento, foram homenageados a voluntária mais idosa, Florinda Felipe, 92 anos, do Centro de Referência ao Idoso, e o voluntário mais idoso, Valdemar Augusto dos Santos, 91, da Santa Casa de Ubatuba. “A minha expectativa é que o trabalho do voluntariado não só permaneça, mas também se mantenha com a qualidade que tem e se expanda. Que nós possamos cada vez mais trazer gente para essa tarefa da solidariedade, a tarefa concreta do amor ao próximo”, declarou o governador durante homenagem.

Dorina Nowill, fundadora da Fundação Dorina Nowill para Cegos, também recebeu placa de homenagem. Dorina foi a primeira aluna com deficiência visual a se matricular numa escola comum em São Paulo e acompanhou de perto a falta de materiais específicos para este público. Mesmo assim, formou-se professora primária e anos mais tarde fundou seu próprio instituto para ajudar este público.
 
Os participantes do evento também conferiram uma apresentação da Associação de Ballet e Artes para Cegos Fernanda Bianchini, que há 14 anos realiza o trabalho pioneiro de ensinar diversas modalidades de dança à deficientes visuais e qualificar profissionais para isto.

Além disso, o coordenador de criações artísticas dos Doutores da Alegria, Ângelo Brandini, palestrou para os convidados, sobre o projeto da trupe no Brasil. Só na capital, o grupo realiza apresentações em oito hospitais.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo