SP faz convênio para construir uma Fatec e uma Etec em Barueri

Estado vai investir R$ 1 milhão para compra de mobiliário e equipamentos.

qui, 29/05/2008 - 9h21 | Do Portal do Governo

Atualizada às 15h20

Em 2009, a região metropolitana da capital ganhará mais uma Etec (Escola Técnica) e uma Fatec (Faculdade de Tecnologia), ambas em Barueri, a serem implantadas pelo Governo do Estado por meio do Centro Paula Souza. Os convênios foram assinados pelo governador José Serra no final da manhã desta quinta-feira, 29.

O Estado vai investir, inicialmente, R$ 1 milhão nas novas unidades para compra de mobiliário e equipamentos. Como contrapartida, a prefeitura será responsável pela construção de dois novos prédios. A Fatec será erguida na Avenida Carlos Capriotti, esquina com a Alameda Wagih Salles Hemer, no centro de Barueri. Já a Etec terá lugar na Rua João Rodrigues Nunes.“Trata-se de uma parceria, a prefeitura constrói o prédio, mas a manutenção vai ser do Estado” , disse o governador. “Temos de fortalecer o ensino técnico que prepara as pessoas para a produção. Hoje em dia, não se consegue emprego sem uma boa qualificação”, complementou Serra.

A nova Fatec vai oferecer os cursos superiores tecnológicos de Gestão Empresarial com ênfase em Comércio Exterior e Produção de Materiais Plásticos. Haverá turmas de 40 alunos nos períodos vespertino e 40 no noturno, somando inicialmente 160 vagas para os dois cursos. A meta do governo é chegar ao final da expansão com 960 alunos matriculados. A Etec vai implantar cursos técnicos em enfermagem, órtese e prótese e radiologia médica. Cada um deles conta com 160 vagas: 80 no período vespertino e 80 no noturno. A unidade também vai oferecer 120 vagas para o Ensino Médio no período matutino.

Expansão

O Centro Paula Souza mantém 140 Escolas Técnicas e 39 Faculdades de Tecnologia estaduais, distribuídas em 120 municípios paulistas. A Região Metropolitana conta com 29 Etecs (18 na Capital) e 10 Fatecs (3 na Capital).

A meta do governo paulista é dobrar o número de Fatecs, passando de 26, em 2006, para 52 unidades em 2010. No caso das Etecs, a expectativa é passar de 77 mil matrículas para 177 mil, ao passo que o ensino médio deverá ter 50 mil novas matrículas, passando das atuais 25 mil para 75 mil.

O plano de expansão já está colhendo frutos. O próximo processo seletivo das Etecs vai oferecer 35.578 vagas para 69 cursos técnicos em 117 cidades do Estado (este número inclui as escolas de Cajamar, Campo Limpo e São Vicente que terão datas especiais para o processo seletivo). O crescimento de vagas em relação ao primeiro semestre do ano passado é de 22,5%. Nas Fatecs o salto foi ainda maior: o Vestibular para o 2º semestre vai oferecer 7.175 vagas para os 39 cursos superiores tecnológicos gratuitos das 39 Fatecs e das 6 novas faculdades que serão implantadas nesse período. O total de vagas representa um crescimento de 72% em relação ao primeiro semestre de 2007.

Bom desempenho

Pelo terceiro ano consecutivo as Etecs se destacaram no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). No Estado, entre as 20 escolas públicas com melhor pontuação, 13 são Etecs. Na Capital, as Etecs ocupam as 11 primeiras colocações entre as estaduais. “Os levantamentos mostram que 77% dos alunos que estão concluindo o curso nas Etecs já têm emprego assegurado”, lembra o governador José Serra.

Manoel Schlindwein

(I.P.)