SP faz campanha para vacinar 4,6 milhões contra hepatite B

Esse é o número de paulistas com até 19 anos de idade que ainda não foram imunizados

ter, 08/01/2008 - 17h02 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde organizou uma “força-tarefa” em todo o Estado para vacinar cerca de 4,6 milhões de crianças e adolescentes contra a hepatite B. Esse é o número de paulistas com até 19 anos de idade que ainda não foram imunizados contra a doença. Há um ano eram 5,1 milhões de pessoas sem proteção.

O objetivo da secretaria é que até o final de fevereiro (período de férias escolares) as crianças e adolescentes compareçam a um posto de saúde e sejam imunizados. A vacina contra a hepatite B faz parte do calendário de vacinação nacional, para pessoas com até 19 anos, e pode ser encontrada em qualquer posto de saúde, gratuitamente. Cerca de 9,6 milhões de paulistas nessa faixa etária estão imunizados, mas ainda restam 4,6 milhões (32,6% do total). 

Três doses – A secretaria entrou em contato com as administrações municipais para que a vacinação seja reforçada. Para ficar completamente imunizada, a pessoa precisa tomar três doses. A segunda ocorre um mês depois da inicial, e a terceira, após seis meses.

Levantamento da Secretaria da Saúde indica que o menor índice de imunização dos paulistas está na faixa de 15 a 19 anos – 54% ainda não tomaram a vacina. Em seguida, jovens de 11 a 14 anos – 53% sem proteção.

“A vacina é a melhor forma de prevenção contra a hepatite B. Por isso é muito importante que as pessoas aproveitem as férias para ir ao posto de saúde”, afirma a diretora de imunização da Secretaria da Saúde, Helena Sato. 

Da Secretaria da Saúde