SP Escola de Teatro tem vagas para nove cursos e oficinas gratuitas

Além de aulas nas áreas de teatro, há também cursos ligados a teatro de bonecos, dramaturgia, interpretação, dança, entre outros

ter, 08/08/2017 - 11h34 | Do Portal do Governo

A SP Escola de Teatro, em parceria com o Circuito de Teatro em Português, está com inscrições abertas para novos cursos de extensão e oficinas gratuitas que acontecem durante o mês de agosto. Além de aulas nas áreas de teatro, há também cursos ligados a teatro de bonecos, dramaturgia, interpretação, dança, entre outros.

As inscrições devem ser feitas através do site da Escola. Para participar, os candidatos devem preencher uma ficha com os dados pessoais e um breve currículo explicando o interesse nas aulas.

Confira a lista dos cursos de extensão e oficinas oferecidos:

“Oficina de bonecos com materiais recicláveis”, com Elisa Vilaça – (Macau – China)
Construção de objetos cênicos a partir de materiais reciclados. O ápice deste trabalho será feito com uma parada pelas principais ruas das cidades envolvidas no Projecto Lusofesta.

Quando: de 14 a 18 de agosto, de segunda a sexta, das 14h30 às 17h30
Onde: Sede Brás, Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás

Oficina “Rompendo Os Muros da Prisão”, com Luísa Pinto (Matosinhos – Portugal)
A oficina que se pretende realizar, será majoritariamente um trabalho de pesquisa e composição do ator, partindo de exercícios realizados em contexto prisional. Analisar a relação jogo/corpo/espaço, na representação intramuros e extramuros.

Quando: 19 de agosto, sábado, das 14h30 às 18h
Onde: Sede Brás, Avenida Rangel Pestana, 2.401, Brás

“Oficina de Interpretação: Ética e Estética da Crioulização Cênica”, com João Branco (Mindelo – Cabo Verde)
Vivo num país-laboratório que me ensinou que é na mistura, na contaminação, no encontro, em suma, na crioulização, que melhor podemos entender o nosso lugar no mundo, como universos únicos na nossa imensa diversidade. De que forma esses conceitos se podem aplicar às artes cênicas e a uma ética e estética teatral, é o que será explicado nesse encontro que será breve, mas certamente enriquecedor.

Quando: 21 de agosto, segunda-feira, das 14h30 às 17h30
Onde: Sede Brás, Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás

Oficina de dramaturgia “O homem amazônida na construção da identidade brasileira” – Processos criativos”, com Douglas Rodrigues (Amazonas/Brasil)
Oportunizar vivências e experiências com jovens dramaturgos ou artistas interessados na prática da escrita teatral, utilizando como essência realidades históricas ou fatos reais, contribuindo à revelação do modo de ser e pensar da sociedade brasileira em constante transformação. Atividade com fundamentação teórica através da exposição verbal do orientador utilizando a historicidade do homem e a dramaturgia. A exemplo de Nelson Rodrigues, fatos jornalísticos que contribuíram em sua obra, e Garcia Lorca, ao visitar povoados tradicionais que resistiam ao processo civilizatório.

Quando: 22 de agosto, terça-feira, das 14h30 às 18h30
Onde: Sede Brás, Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás

Oficina “O ator e o estado de prontidão”, com o diretor Luiz Campos, da Cia Los Puercos, de Santos
Fornecer para o artista ferramentas e a consciência da importância do estado de prontidão.
Desde o início das encenações, onde se tem algum público, o artista que apresenta sua obra tem a consciência de que deve estar por completo, pronto para qualquer imprevisto que surja durante sua encenação, seja por parte do público, do próprio artista ou equipe técnica.

Quando: 23 de agosto, quarta-feira, das 14h30 às 18h30
Onde: Sede Brás, Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás

“Oficina teórico-prática baseada no processo criativo da peça ‘Nos Tempos de Gungunhana’”, com Klemente Tsamba (Moçambique – África)
A oficina percorrerá a história de Moçambique desde os Tempos de Gungunhana, destacando a tradição cultural dos povos do sul, os ritmos, as danças, os cânticos, o teatro comunitário, entre outros temas. Construção de jogos performativos baseados no teatro comunitário moçambicano.

Quando: 25 de agosto, sexta-feira, das 19h30 às 22h30
Onde: Sede Brás, Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás

Oficina “O corpo em estado de presença e escuta”, com Letícia Bortoleto – Grupo Dragão7
De que forma o corpo do ator se relaciona com o espaço? E com os outros atores? E com cada elemento que compõe a cena? Música, texto, gestos, intenções… como estar atento a si, escutar e responder aos estímulos externos provocados por esses elementos? É necessário estar presente aqui e agora, entendendo os próprios impulsos para criar impulsos no outro e simultaneamente responder aos estímulos e provocações do meio externo.

Quando: 25 de agosto, sexta-feira, das 14h30 às 18h30
Onde: Sede Brás, Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás

“Dança para todos os corpos” com Marcos Abranches
Tem como proposta trabalhar com práticas corporais de consciência corporal; exploração do movimento; respiração e concentração; considerando o público a que se dirige. O curso visa trabalhar com a ideia de que toda e qualquer atividade a ser proposta seja acessível a todos que realizam aquela vivência, buscando não excluir ninguém das experimentações.

Quando: de 28 de agosto a 26 de outubro, segunda e quinta, das 18h30 às 20h
Onde: Teatro Sérgio Cardoso (R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista)