SP entrega Unidade de Recuperação do Novo Rio Pinheiros

Durante a visita do Governador Rodrigo Garcia, também foi detalhado o cronograma de obras da Usina SP

seg, 19/12/2022 - 11h40 | Do Portal do Governo

Inauguração da Unidade de Recuperação Jaguaré

O Governo de São Paulo entregou nesta segunda-feira (19) a Unidade de Recuperação Jaguaré, uma das cinco estações de tratamento de esgoto do Novo Rio Pinheiros para córregos em áreas com ocupações informais. Com isso, o programa chega a 2,8 mil litros de esgoto tratado por segundo – o equivalente ao esgoto de uma cidade como Curitiba. Na sequência, o Governador Rodrigo Garcia visitou o Parque Bruno Covas e as obras da Usina São Paulo que será recuperada com um projeto de lazer para a revitalização das margens do rio.

“O Rio Pinheiros era considerado um rio morto e foi preciso toda a dedicação do Governo do Estado de São Paulo para tirar esse projeto do papel e devolvê-lo à cidade. Hoje temos mais de 600 mil residências com esgotamento sanitário ligado à Sabesp. Fizemos a concessão das margens e em breve teremos a Usina São Paulo requalificada com restaurantes, bares, escritórios e diversas opções de lazer e entretenimento para toda a população. É muito bom poder olhar para trás e ver que um sonho se tornou realidade”, disse Rodrigo Garcia.

Unidade de Recuperação Jaguaré

A solução é uma inovação implantada pelo programa para tratar a água diretamente nos córregos em áreas com ocupações informais onde não é possível a passagem da rede coletora de esgoto. Desde o início do programa, um volume equivalente a 23 mil piscinas olímpicas de esgoto deixou de chegar ao Pinheiros. Foram conectados mais de 650 mil imóveis e 1,9 milhão de pessoas beneficiadas. A meta foi atingida por meio modelos de contratos inovadores com pagamento das empreiteiras por performance, ou seja, pelos resultados efetivamente apresentados na despoluição do rio.

Paralelo aos trabalhos de saneamento, ocorrem também a manutenção da área com a retirada, até o momento, de 89 mil toneladas de lixo flutuante com o uso de barcos; o desassoreamento, trabalho para aprofundar o leito, de 815 mil m³ de sedimentos e a contenção de seis quilômetros de margem. Além disso, foram realizadas ações de educação ambiental e mais de uma tonelada dos resíduos recolhidos das margens encaminhados à reciclagem. Em outubro, dos 13 pontos monitorados no Pinheiros 11 estavam com DBO abaixo de 30 mg/l.

Usina São Paulo e revitalização das margens

Também durante a vistoria, o CEO da Usina São Paulo SPE, Thiago Nagib, apresentou o cronograma das obras do empreendimento, que contará com restaurantes, lojas nacionais e internacionais, cinema ao ar livre com a maior tela da América Latina, escritórios, rooftop com cafés e restaurantes, mirantes com vista 360º, academia e outras atrações.

As instalações das medidas de segurança foram iniciadas no primeiro semestre deste ano e agora, com a emissão do alvará pela Prefeitura de São Paulo, se iniciam as obras do Espaço B, compreendendo o prédio atual da Usina. Com previsão de aproximadamente 24 meses de obras, nesta primeira fase estão previstas a recuperação da fachada do prédio, novos rooftops, acessos verticais e estacionamento. Em seguida se iniciam as obras da segunda fase, com o aprimoramento dos acessos e desenvolvimento das margens leste e oeste da Usina, com previsão de 48 meses de obras.

A reforma da área de 30 mil metros quadrados faz parte das ações de revitalização das margens, que já conta a ciclovia Franco Montoro, no trecho da Avenida Miguel Yunes até a Estação Villa-Lobos – Jaguaré e com a primeira etapa do Parque Bruno Covas. O espaço de 8,2 quilômetros vai do Pomar Urbano à Ponte Cidade Jardim e contempla mirante, pista de caminhada, sanitários, centros de convivência, entre outros equipamentos. O trecho 2, que vai incorporar mais 8,9 quilômetros de atrações ao parque, na altura da Ponte Cidade Jardim ao Retiro. A conclusão será realizada após os trabalhos da concessionária de energia e de contenção das margens.

O Governador Rodrigo Garcia visitou a Usina SP e o parque Bruno Covas acompanhado do prefeito Ricardo Nunes, do ex-governador João Doria e dos secretários de Governo, Marcos Penido; Infraestrutura e Meio Ambiente, Fernando Chucre; do presidente da Sabesp, Benedito Braga; do presidente da EMAE, Marcio Rea; da diretora-presidente da Cetesb, Patrícia Iglecias e do superintendente do DAEE, Francisco Lodduca.